Comparação do Consumo Alimentar de Adolescentes em uma Escola Pública de Ensino Médio da Zona Urbana com o Consumo Alimentar em sua Residência na Zona Rural em Banabuiú-CE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.3988Palavras-chave:
consumo alimentar, adolescentes, alimentação em casa, alimentação na escolaResumo
O consumo alimentar dos adolescentes são influenciados e definidos principalmente a partir do que eles vivenciam em suas casas e em outros locais onde também fazem refeições, como é o caso da escola. A fase da adolescência, período de intensas mudanças e de definições, fase entre dez e dezenove anos, é um período da vida caracterizado por intensas transformações psicológicas, biológicas, e sociais que contribuem para a vulnerabilidade característica desse grupo populacional. Entre estas definições talvez possam estar incluído os gostos alimentares, as preferências em relação ao que ingerir nas refeições e lanches. Considerando essa fase de transformações e definições é importante verificar como os adolescentes moradores da zona rural que estuda na zona urbana constroem os seus hábitos alimentares: o que comem, o que gostam de comer, o que não gostam, o que gostaria de comer, o que eles consideram que interferiram nesses gostos, qual a contribuição dos alimentos presentes em suas casas, ou dos alimentos presentes na merenda escolar. E é isso que objetivo geral da pesquisa busca. A pesquisa foi desenvolvida com jovens adolescentes que moram na zona rural e que estudam em uma pública na zona urbana. Foram feitas entrevistas com uma amostragem desses alunos através da aplicação de questionários com perguntas de múltiplas escolhas e também perguntas abertas. Foi possível perceber, a partir dos resultados, o que os alunos mais consomem em casa e na escola, como também identificar o que é menos consumido por eles. A partir dos resultados são apresentadas propostas viáveis de melhoramento do consumo alimentar desses alunos.
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