(In)Disciplina: Uma (Re)Construção

Autores

  • Rui Barreto da Silva Faculdade do Sertão Central
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidade San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18iN70.3959

Palavras-chave:

escola, disciplina, indisciplina, construção, tempo, espaço, aprendizagem

Resumo

A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa é a busca de uma explicação sobre a construção da indisciplina que fuja do senso comum e se aproxime de uma explicação cientifica, uma vez que as discussões sobre o tema sempre remetem a opiniões diversas sem se chegar a um denominador comum. O trabalho foi realizado a partir da análise sobre a indisciplina em duas escolas de ensino fundamental do município de Banabuiú. Como instrumento de pesquisa, optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa, constatou-se que os diferentes atores do espaço escolar ainda não conseguem entender de forma significativa a indisciplina, como uma construção. Compreendemos este trabalho como uma possibilidade e uma proposta de uma visão diferente sobre a (in)disciplina dentro da escola, e assim buscar redimensionar nossas ações. Sabemos dos limites e lacunas deste trabalho, por isso mesmo o colocamos em aberto às críticas e sugestões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Barreto da Silva, Faculdade do Sertão Central

Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.  Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Kurius – FAK. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY. Professor visitante/tutor da Faculdade do Sertão Central. Professor da Escola Politécnica Philum e Professor  do  CEM CELESTINO DE SOUSA,  Liceu de Banabuiú.

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidade San Carlos

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos-PY. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA (2002); Graduado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará -UECE. Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau -UNINASSAU. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Professor efetivo da rede pública municipal e estadual.

Referências

AMADO, J. S. Indisciplina na aula: regras, tarefas e relação pedagógica. Psicologia, educação e cultura, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 53-72, 1999.

AMADO, J. S. Indisciplina na sala de aula: algumas variáveis de contexto. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 25, n. 1, p. 133-148, 1991.

ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópoles, RJ: Vozes, 2002a.

ANTUNES, C. É tudo uma questão de contrato. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.

AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996a.

AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n.2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000 200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 Nov 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200011

CHARLOT, B. O papel da escola na prevenção e intervenção da indisciplina e violência em uma sociedade como a de hoje. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.

CURWIN, R. L.; MENDLER, A. N. La disciplina en clase: guía para la organización de la escuela y el aula. Madrid: Narcea, 1983.

DE LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-23.

FILHO, Luiz Schettini. Limites e Disciplina numa dimensão afetiva. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.

FRANCO, Francisco Carlos. A indisciplina na escola e a coordenação pedagógica. In: O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

FRANCO, Luiz Antonio Carvalho. A disciplina na escola. Revista Ande. São Paulo,

FREIRE, P. Pedagogia de esperança. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998b

.

GARCIA, J. Indisciplina na escola. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

GOTIZENS, C. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. Disponível em: http://www.escoladegestores. nep.gov.br/downloads/artigos/gestao_da_educacao/a_gestao_da_educacao_vitor_Paro.pdf

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 38. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo: vol. 5). DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9713

SP, p. 62-67, 1986. DOI: https://doi.org/10.12681/grsr.635

SANTOS, Claudevone Ferreira dos, a indisciplina no cotidiano escolar. disponível em http: //www. google. com. br /search?source=ig&hl=pt- BR&rlz= &=&q= Claudevone +Ferreira +dos+Santos* &btnG =Pesquisa +Google &aq = f&aqi =&aql=&oq=&gs_rfai=

VASCONCELLOS, C. dos S. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2004.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo:Libertad, 1993.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Artigos