(In)Disciplina: Uma (Re)Construção
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18iN70.3959Palavras-chave:
escola, disciplina, indisciplina, construção, tempo, espaço, aprendizagemResumo
A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa é a busca de uma explicação sobre a construção da indisciplina que fuja do senso comum e se aproxime de uma explicação cientifica, uma vez que as discussões sobre o tema sempre remetem a opiniões diversas sem se chegar a um denominador comum. O trabalho foi realizado a partir da análise sobre a indisciplina em duas escolas de ensino fundamental do município de Banabuiú. Como instrumento de pesquisa, optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa, constatou-se que os diferentes atores do espaço escolar ainda não conseguem entender de forma significativa a indisciplina, como uma construção. Compreendemos este trabalho como uma possibilidade e uma proposta de uma visão diferente sobre a (in)disciplina dentro da escola, e assim buscar redimensionar nossas ações. Sabemos dos limites e lacunas deste trabalho, por isso mesmo o colocamos em aberto às críticas e sugestões.
Downloads
Referências
AMADO, J. S. Indisciplina na aula: regras, tarefas e relação pedagógica. Psicologia, educação e cultura, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 53-72, 1999.
AMADO, J. S. Indisciplina na sala de aula: algumas variáveis de contexto. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 25, n. 1, p. 133-148, 1991.
ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópoles, RJ: Vozes, 2002a.
ANTUNES, C. É tudo uma questão de contrato. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.
AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996a.
AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n.2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000 200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 Nov 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200011
CHARLOT, B. O papel da escola na prevenção e intervenção da indisciplina e violência em uma sociedade como a de hoje. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.
CURWIN, R. L.; MENDLER, A. N. La disciplina en clase: guía para la organización de la escuela y el aula. Madrid: Narcea, 1983.
DE LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-23.
FILHO, Luiz Schettini. Limites e Disciplina numa dimensão afetiva. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.
FRANCO, Francisco Carlos. A indisciplina na escola e a coordenação pedagógica. In: O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
FRANCO, Luiz Antonio Carvalho. A disciplina na escola. Revista Ande. São Paulo,
FREIRE, P. Pedagogia de esperança. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998b
.
GARCIA, J. Indisciplina na escola. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
GOTIZENS, C. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. Disponível em: http://www.escoladegestores. nep.gov.br/downloads/artigos/gestao_da_educacao/a_gestao_da_educacao_vitor_Paro.pdf
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 38. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo: vol. 5). DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9713
SP, p. 62-67, 1986. DOI: https://doi.org/10.12681/grsr.635
SANTOS, Claudevone Ferreira dos, a indisciplina no cotidiano escolar. disponível em http: //www. google. com. br /search?source=ig&hl=pt- BR&rlz= &=&q= Claudevone +Ferreira +dos+Santos* &btnG =Pesquisa +Google &aq = f&aqi =&aql=&oq=&gs_rfai=
VASCONCELLOS, C. dos S. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo:Libertad, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rui Barreto da Silva, Raimundo Edilberto Moreira Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.