A Educação Geográfica no Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública de Salgueiro-PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3929Palavras-chave:
Geografia, Ensino Fundamental I, Ensino-AprendizagemResumo
Trata-se de um estudo de caso que abordou a importância do ensino de Geografia no Ensino Fundamental I, explorando seu papel na formação dos estudantes em relação à compreensão e interação com o mundo. Destacou-se a necessidade de despertar nos alunos a percepção de que a Geografia trata da realidade do espaço em que estão inseridos, incentivando-os a compreender concretamente a composição desse ambiente e a situar-se nele conscientemente, adotando atitudes e posturas cidadãs. O objetivo principal foi discutir a relevância do ensino da disciplina de Geografia para os estudantes do Ensino Fundamental I, focalizando a construção do conhecimento, a concepção de currículo e as práticas pedagógicas adequadas no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, enfatizou-se o emprego da tecnologia como ponto crucial para uma aprendizagem abrangente, acreditando que, por meio dessa ferramenta, é possível proporcionar significado a todas as habilidades de aprendizagem necessárias para os estudantes nessa faixa etária. A pesquisa, classificou-se como descritiva devido aos objetivos, envolvendo o levantamento de características conhecidas dos fatos/fenômenos/problemas. Em relação aos procedimentos e coleta de dados, classificou-se como bibliográfica pois houve uma pesquisa sobre a temática onde buscou informações sobre a temática para isso teve se como referência Base Nacional Comum Curricular, Carneiro (2018), Cavalcante (2012), Ferreira (2019), Lima (2021), Moura (2022), entre ouros autores que contribuíram para a construção do artigo. A análise dos dados evidenciou que um ensino apropriado da disciplina de Geografia possibilita aos estudantes construir aprendizados e descobertas a partir da compreensão do lugar e do espaço, permitindo assim uma compreensão mais ampla do mundo.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CARNEIRO, Marnielly Barbosa. Metodologias Ativas e Teorias Cognitivas: Perspectiva para o Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2018.
CATINI, Adriana Hartemin; FAGUNDES, Andrielly Verçosa. A contribuição do ensino de geografia na formação do cidadão no ensino fundamental. Revista Ciências Humanas e Sociais. VOL.8, Nº 2, agosto, 2022.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FERREIRA, Lucas Lobato. As linguagens no ensino de geografia: caminhos metodológicos. UFMG, 2019.
LIMA, Sara Pimenta; PINHEIRO, Maria Gracilene de Carvalho; CARVALHO, Diego Fogaça. O uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia: inventário de práticas publicadas Entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 4, No. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246902
MOURA, Maria da Silva. O uso das tecnologias no ensino de geografia. Estudos Avançados Sobre Saúde e Natureza,2022. DOI: https://doi.org/10.51249/easn02.2022.689
OLIVEIRA, Émerson Dias de; PRACZUM Suéllen Mattei; ROMANO Pâmella Fernanda; YAMASHITA. QOi uestão socioespaciaL. UFP, João Pessoa – PB, 2019.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. Recife-PE, 2019.
ROSSI, Murilo Vogt. A Cartografia Escolar frente à ciência geográfica renovada: uma questão sócioespacial. Tese (Doutorado). Universidade Federal da paraíba – UFPB, João Pessoa, 2019.
OLIVEIRA, Émerson Dias de; PRACZUM, Suéllen Mattei; ROMANO, Pâmella Fernanda; YAMACHITA, Thawana Proênça. O ensino da geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, Região e paisagem. Universidade Estadual de Londrina, Volume 6, Número 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.36494
SILVA FILHO, et al. O ensino de geografia nos primeiros anos escolares: um estudo de caso em uma escola pública de pau dos ferros/RN. CONEDU, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edivânia Francisca Bezerra, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.