A Educação Geográfica no Ensino Fundamental I: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública de Salgueiro-PE

Autores

  • Edivânia Francisca Bezerra Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central (FACHUSC)
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3929

Palavras-chave:

Geografia, Ensino Fundamental I, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Trata-se de um estudo de caso que abordou a importância do ensino de Geografia no Ensino Fundamental I, explorando seu papel na formação dos estudantes em relação à compreensão e interação com o mundo. Destacou-se a necessidade de despertar nos alunos a percepção de que a Geografia trata da realidade do espaço em que estão inseridos, incentivando-os a compreender concretamente a composição desse ambiente e a situar-se nele conscientemente, adotando atitudes e posturas cidadãs. O objetivo principal foi discutir a relevância do ensino da disciplina de Geografia para os estudantes do Ensino Fundamental I, focalizando a construção do conhecimento, a concepção de currículo e as práticas pedagógicas adequadas no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, enfatizou-se o emprego da tecnologia como ponto crucial para uma aprendizagem abrangente, acreditando que, por meio dessa ferramenta, é possível proporcionar significado a todas as habilidades de aprendizagem necessárias para os estudantes nessa faixa etária. A pesquisa, classificou-se como descritiva devido aos objetivos, envolvendo o levantamento de características conhecidas dos fatos/fenômenos/problemas. Em relação aos procedimentos e coleta de dados, classificou-se como bibliográfica pois houve uma pesquisa sobre a temática onde buscou informações sobre a temática para isso teve se como referência Base Nacional Comum Curricular, Carneiro (2018), Cavalcante (2012), Ferreira (2019), Lima (2021), Moura (2022), entre ouros autores que contribuíram para a construção do artigo. A análise dos dados evidenciou que um ensino apropriado da disciplina de Geografia possibilita aos estudantes construir aprendizados e descobertas a partir da compreensão do lugar e do espaço, permitindo assim uma compreensão mais ampla do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivânia Francisca Bezerra, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central (FACHUSC).

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão central (FACHUSC).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CARNEIRO, Marnielly Barbosa. Metodologias Ativas e Teorias Cognitivas: Perspectiva para o Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2018.

CATINI, Adriana Hartemin; FAGUNDES, Andrielly Verçosa. A contribuição do ensino de geografia na formação do cidadão no ensino fundamental. Revista Ciências Humanas e Sociais. VOL.8, Nº 2, agosto, 2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FERREIRA, Lucas Lobato. As linguagens no ensino de geografia: caminhos metodológicos. UFMG, 2019.

LIMA, Sara Pimenta; PINHEIRO, Maria Gracilene de Carvalho; CARVALHO, Diego Fogaça. O uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia: inventário de práticas publicadas Entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 4, No. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246902

MOURA, Maria da Silva. O uso das tecnologias no ensino de geografia. Estudos Avançados Sobre Saúde e Natureza,2022. DOI: https://doi.org/10.51249/easn02.2022.689

OLIVEIRA, Émerson Dias de; PRACZUM Suéllen Mattei; ROMANO Pâmella Fernanda; YAMASHITA. QOi uestão socioespaciaL. UFP, João Pessoa – PB, 2019.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. Recife-PE, 2019.

ROSSI, Murilo Vogt. A Cartografia Escolar frente à ciência geográfica renovada: uma questão sócioespacial. Tese (Doutorado). Universidade Federal da paraíba – UFPB, João Pessoa, 2019.

OLIVEIRA, Émerson Dias de; PRACZUM, Suéllen Mattei; ROMANO, Pâmella Fernanda; YAMACHITA, Thawana Proênça. O ensino da geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: espaço, lugar, território, Região e paisagem. Universidade Estadual de Londrina, Volume 6, Número 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/got.2020.v6.36494

SILVA FILHO, et al. O ensino de geografia nos primeiros anos escolares: um estudo de caso em uma escola pública de pau dos ferros/RN. CONEDU, 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Estudo de Caso