A Presença das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Poliedro – Sistema de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18iN70.3928Palavras-chave:
Literaturas africanas, Ensino, Material DidáticoResumo
As literaturas africanas de língua portuguesa, comparadas com as de outros países, são consideradas recentes. Situadas, panoramicamente, em uma divisão colonial e pós-colonial, essas literaturas ainda são pouco exploradas nas escolas brasileiras, ainda que seu ensino tenha se tornado obrigatório em conformidade com o que preceitua a Lei 10.639/03. Um dos ganhos da leitura e do estudo dessas literaturas constitui-se em possibilidades de trocas interculturais, decoloniais e antirracistas que apresentam implicações psicológicas, sociais, culturais e políticas bastante significativas para o meio educacional do ensino básico. E neste sentido que o presente artigo descreve e analisa o modo como as literaturas africanas de língua portuguesa são abordadas no material produzido pelo Poliedro – Sistema de Ensino, tendo como referência as orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular.
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