Os Desafios de Atuação Enfrentados pelo Professor dos Anos Iniciais, ante as Dificuldades de Aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3921Palavras-chave:
Anos Iniciais, Dificuldades de Aprendizagem, Práticas Docentes, ProfessorResumo
Essa pesquisa tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais com foco nos desafios dos professores que ensinam na etapa em questão e foi construído sob várias preocupações que facilitaram a escolha dos objetivos e da problemática. A escolha pelo tema justifica-se pela importância das experiências vividas por muitos professores, que compartilham as vivências em salas de aulas, demonstrando preocupação com o ensino e as dificuldades na aprendizagem de seus alunos, inclusive, de que forma as famílias fazem o acompanhamento da vida escolar de suas crianças. O trabalho tem como objetivos analisar as dificuldades encontradas no processo de ensino e da aprendizagem e detectar quais as causas e os principais fatores que contribuem para que tais problemas aconteçam. A problemática que incentivou a pesquisa baseou-se na preocupação em como o professor poderá reverter ou amenizar os fatores que causam retardo na aprendizagem? A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com a natureza qualitativa, como constatada na fundamentação teórica. O estudo salienta ideias de muitos autores da área pesquisada para a compreensão e discussão dos fatores que agem de forma negativa para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, assim como, os seus múltiplos conceitos na visão de alguns teóricos, entre eles, estão: Alves (2007), Antunes (2008), Assis (1990), Cruz (2009), Ellis (1995), Fonseca (1984, 1995), Vygotsky (1998).
Downloads
Referências
ALVES, Doralice Veiga. Psicopedagogia: Avaliação e Diagnóstico. 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2007.
ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e prática pedagógica diversas. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ASSIS, M.B.A.C. Aspectos afetivos do desempenho escolar: alguns processos inconscientes. Boletim da Associação Brasileira de Psicopedagogia, n. 20, p. 35-48, 1990.
AJURIAGUERRA, J. & GRAJAN, A. Manual de Psicopatologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BARROS, L.; PEREIRA, A. & GOES, A. (2008). Educar com sucesso – Manual para técnicos e pais. Lisboa: Texto Editora. (2ª Edição).
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental: Língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998 pp 69-70.
CARRAHER, T.N.; SCHLIEMANN, A.D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
CRUZ, V. Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Lidel - Edições Técnicas. Lisboa, 2009.
DOCKRELL, J., MCSHANE, J. Dificultades de aprendizaje en la infancia: um enfoque cognitivo. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S.A., 1997.
ELLIS, A. Leitura, escrita e dyslexia: uma análise cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ESCORIZA NIETO, J. Dificultades en el proceso de composición del discurso escrito. Madrid: Editorial Sintesis, 1998.
FONSECA, V. Uma Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Editorial Notícias: Lisboa, 1984.
FONSECA, V. Dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
HAPPY O NOVO JEITO DE APRENDER. Acompanhamento Escolar do Filho. https://happy.com.br/blog/acompanhamento-escolar-do-filho/ Acesso em 10/11/2023.
MINAYO, M. C. de S. [et al.] (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes,1994.
NIELSEN, L. Necessidades Educativas Especiais - Um guia para professores. Porto: Porto Editora, 1999.
SÁNCHEZ MIGUEL, E., MARTÍNEZ MARTÍN, J. Las dificultades en el aprendizaje de la lectura. In SANTIUSTE BERMEJO, V., BELTRÁN LLERA, J.A. Dificultades de aprendizaje. Madrid: Editorial Sintesis, 1998.
SANTANA, I. A Aprendizagem da Escrita. Estudo sobre a revisão cooperada de texto. Porto: Porto Editora, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VYGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Allécia Michelly Alencar Moura, Aurênia Pereira de França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.