Os Desafios de Atuação Enfrentados pelo Professor dos Anos Iniciais, ante as Dificuldades de Aprendizagens

Autores

  • Allécia Michelly Alencar Moura Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurênia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3921

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Dificuldades de Aprendizagem, Práticas Docentes, Professor

Resumo

Essa pesquisa tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais com foco nos desafios dos professores que ensinam na etapa em questão e foi construído sob várias preocupações que facilitaram a escolha dos objetivos e da problemática. A escolha pelo tema justifica-se pela importância das experiências vividas por muitos professores, que compartilham as vivências em salas de aulas, demonstrando preocupação com o ensino e as dificuldades na aprendizagem de seus alunos, inclusive, de que forma as famílias fazem o acompanhamento da vida escolar de suas crianças. O trabalho tem como objetivos analisar as dificuldades encontradas no processo de ensino e da aprendizagem e detectar quais as causas e os principais fatores que contribuem para que tais problemas aconteçam. A problemática que incentivou a pesquisa baseou-se na preocupação em como o professor poderá reverter ou amenizar os fatores que causam retardo na aprendizagem? A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com a natureza qualitativa, como constatada na fundamentação teórica. O estudo salienta ideias de muitos autores da área pesquisada para a compreensão e discussão dos fatores que agem de forma negativa para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, assim como, os seus múltiplos conceitos na visão de alguns teóricos, entre eles, estão: Alves (2007), Antunes (2008), Assis (1990), Cruz (2009), Ellis (1995), Fonseca (1984, 1995), Vygotsky (1998).

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Biografia do Autor

Allécia Michelly Alencar Moura, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Aurênia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos