Políticas Públicas de Inclusão e Capacitação do Profissional de Libras na Educação Básica

Autores

  • Espedita Micaelle Barbosa da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Juliana Iraci Gomes da Rocha Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) https://orcid.org/0000-0002-2457-707X

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3917

Palavras-chave:

Dificuldades docentes, Políticas públicas, Profissional de libras

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa por revisões bibliográficas, artigos, livros e site referente às políticas públicas de inclusão e capacitação de profissional de libras (professor, intérprete e especialista do AEE) no ensino regular. Essa pesquisa dar início com o contexto histórico da educação do surdo no Brasil, buscando compreender suas origens. Trazendo também os avanços nas leis com todas as lutas e resistências a educação dos surdos ganhou uma nova etapa da história com a legalização da lei n° 10.436/2002, que reconhece a libras como meio legal de comunicação entre a comunidade surda brasileira, e o decreto n° 5.626- que modifica a realidade educacional existente, onde exigiu as escolas bilingues. Dando uma e face maior na qualificação do profissional, nos recursos pedagógicas, no ambiente escolar apropriado para a melhor qualificação desses estudantes. Essa pesquisa ampara a necessidade de garantia e assegurar os direitos da comunidade surda, apontando as dificuldades e as políticas públicas existentes que assegura os direitos, através da LDB (Lei de diretrizes e bases da educação nacional.), buscando trazer a importância do profissional e do intérprete de libras para a educação brasileira e as dificuldades que os docentes enfrentam para atuar em sala de aula. Com tudo foi possível analisar que fazer-se necessário maior qualificação para os profissionais de Libras, mais investimentos para materiais pedagógicos, mais investimentos na estruturação do ambiente escolar que esses alunos estão inseridos e mais recursos tecnológicos para qualificação desses alunos e docentes.

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Biografia do Autor

Espedita Micaelle Barbosa da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Juliana Iraci Gomes da Rocha Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Referências

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão