Políticas Públicas de Inclusão e Capacitação do Profissional de Libras na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3917Palavras-chave:
Dificuldades docentes, Políticas públicas, Profissional de librasResumo
Esta é uma pesquisa qualitativa por revisões bibliográficas, artigos, livros e site referente às políticas públicas de inclusão e capacitação de profissional de libras (professor, intérprete e especialista do AEE) no ensino regular. Essa pesquisa dar início com o contexto histórico da educação do surdo no Brasil, buscando compreender suas origens. Trazendo também os avanços nas leis com todas as lutas e resistências a educação dos surdos ganhou uma nova etapa da história com a legalização da lei n° 10.436/2002, que reconhece a libras como meio legal de comunicação entre a comunidade surda brasileira, e o decreto n° 5.626- que modifica a realidade educacional existente, onde exigiu as escolas bilingues. Dando uma e face maior na qualificação do profissional, nos recursos pedagógicas, no ambiente escolar apropriado para a melhor qualificação desses estudantes. Essa pesquisa ampara a necessidade de garantia e assegurar os direitos da comunidade surda, apontando as dificuldades e as políticas públicas existentes que assegura os direitos, através da LDB (Lei de diretrizes e bases da educação nacional.), buscando trazer a importância do profissional e do intérprete de libras para a educação brasileira e as dificuldades que os docentes enfrentam para atuar em sala de aula. Com tudo foi possível analisar que fazer-se necessário maior qualificação para os profissionais de Libras, mais investimentos para materiais pedagógicos, mais investimentos na estruturação do ambiente escolar que esses alunos estão inseridos e mais recursos tecnológicos para qualificação desses alunos e docentes.
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