Educação 4.0 e suas Tendências Inovadoras no Processo de Ensino-Aprendizagem: Um Estudo de Caso

Autores

  • Jaqueline de Fátima da Silva Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC
  • Aretuza Bezerra Brito Ramos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3914

Palavras-chave:

Tecnologia, Docência, Metodologias, Globalização, Discentes

Resumo

No mundo contemporâneo, no qual o Brasil está vivendo, a educação e o uso de determinadas tecnologias incorporaram transfigurações significativas em todos os contextos estruturais, uma vez que estas estão diretamente ligadas as necessidades humanas, sobretudo o modo de se relacionar, pensar e agir. Assim, esse estudo teve como objetivo apresentar, a partir de um estudo de caso, a Educação 4.0 vivenciada em escolas da rede pública pernambucana, bem como sua influência pós-pandemia pela COVID-19 A metodologia adotada norteou-se por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que a partir da técnica de amostragem não probabilística, não aleatória intencional realizou uma entrevista semi-estruturada com professoras atuantes na rede municipal de ensino da cidade de Terra Nova-PE. O estudo indicou que, apesar de existirem docentes com práticas que usufruem dessa potencialidade tecnológica, ainda há a necessidade de investimentos na educação.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Estudo de Caso