A Prática da Leitura e a Argumentação: Elementos Essenciais para a Produção Textual no Ensino Médio

Autores

  • Francisco Igor de Jesus Rocha Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Cícera Rosimere Ferreira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3911

Palavras-chave:

Educadores, Estudantes do Ensino Médio, Metodologias Ativas, Produção Textual

Resumo

Esta pesquisa busca analisar o ensino da produção textual no ensino médio, no contexto argumentativo, abordando a temática do processo de ensino-aprendizagem no protagonismo do aluno. É possível compreender que o processo de ensino da disciplina de Redação, hoje tido como componente eletivo na rede estadual, após a reformulação do Novo Ensino Médio, passou a necessitar de vários pontos de apoio para ser bem desenvolvido, dentre eles a relação da história com geografia. Dessa forma, é necessário abordar a função do professor no ensino da produção textual, como contribuidor no processo de compreensão e interpretação da disciplina em questão. No decorrer do trabalho é abordado também as contribuições do uso das metodologias ativas no processo da aprendizagem dos estudantes, já que toda a rede estadual e privada dispõe de aparelhos e internet de alta qualidade para auxiliar os mesmos no processo de ensino aprendizagem. Dessa maneira, é proposto enfatizar as diversas possibilidades que o ensino da área de linguagens, juntamente com a área de humanas, possui para proporcionar uma educação de qualidade e equidade, que possibilite um ensino mais proveitoso e significativo. O presente trabalho é analisado com mais profundidade através de uma discussão realizada nesta pesquisa sobre as práticas e métodos pedagógicos interligados às metodologias ativas na instituição escolar, trazendo o objetivo principal trabalhar as dificuldades encontradas no ensino da produção textual, além de discutir componentes e suas relações. O nosso embasamento teórico se faz a partir de autores consagrados, como: Ambrosio (2017), Freire (1995), Gadim (2017), Gil (2008), Rey (2011) e entre outros pesquisadores. Contudo, para preparar um texto para uso escolar ou acadêmico é necessário dominar a língua portuguesa, compreender as características do gênero textual escolhido, ter público-alvo e objetivos de comunicação claros. Além disso, é importante aderir às diretrizes (incluindo consistência e regência), utilizar linguagem apropriada e evitar falhas linguísticas (como duplicação). É importante na comunicação escrita dedicação, prática e habilidades linguísticas e cognitivas para funcionar de forma eficaz e adequada no contexto.

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Biografia do Autor

Francisco Igor de Jesus Rocha, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

 

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Cícera Rosimere Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Referências

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão