Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3904Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Ensino, Educação Infantil, DesenvolvimentoResumo
O presente trabalho apresenta uma discussão acerca da importância da leitura e escrita na educação infantil para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, cognitivas e emocionais das crianças dentro do meio escolar. Para tanto, o objetivo é analisar como se dá a leitura e escrita dos alunos por meio das atividades abordadas pelo educador e como estão trabalhando suas metodologias para desenvolver no aluno a escrita e o hábito pela leitura. A fundamentação teórica está alicerçada em autores como Brasil (2017), Cagliari (2001), Freire (1996), Libâneo (2000), Martins (2001), Martinelli (2008), Oliveira (2007), Perreiras (2009), Solé (1998), Souza (2009), Vieira (2004), e Zilberman (1999), que tratam sobre a importância da leitura e escrita para o desenvolvimento social de suas habilidades dentro do ato de ler e escrever. Onde ressaltam que o meio familiar é bastante importante para o aluno, pois é por meio da leitura e escrita que a criança consegue estabelecer uma melhor comunicação e socialização no ambiente escolar e familiar para, assim construir sua visão com base na realidade. Vale acrescentar que a maioria dos professores se encontra em adaptação de um novo modelo de ensino, pois à inovação tem poder para contribuir melhor nos ensinamentos dos alunos de acordo com sua necessidade. Nesse processo, a comunidade educativa da escola, sobretudo deve estar sempre procurando meios para fazer uma educação de qualidade e equidade, devendo abordar conteúdos de acordo com as necessidades de cada aluno. Diante do exposto, a leitura e a escrita devem ser encaradas como processo de desenvolvimento cultural e intelectual de alunos da educação básica, especialmente, anos iniciais.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017.
CAGLIARI, Luiz C. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo Scipione, 2001.
CASTLE, Marieta. Ler e reler o mundo – Pátio, revista pedagógica. ArtMed. Fev/abril –2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á prática educativa. 7ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
KLEIMAN, ÂNGELA. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. Campinas - SP: Pontes, 2002.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Org.) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006, p.143- 189.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, Para quê?,3ªedição.São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINS, G. A. & PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas,2001.
MARTINELLI, M. M. B. Era uma vez... Por onde anda cinderela? Estudo de caso do conto de fadas cinderela, na cidade de Maringá – PR. Dissertação de Mestrado. UEM, 2008.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses: Pioneira, 2007.
PARREIRAS, Ninfa. Confusão de Língua na Literatura: O Que o Adulto Escreve, a Criança Lê. Belo Horizonte, 2009.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2018.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca Escolar e Práticas Educativas: O Mediador em Formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/308.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013.
VARGAS, SUSANA. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio de Janeiro:José Olímpio, 1993.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. Revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, Regina. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1991.
ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. Ed. São Paulo: Ática, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Gabriela de Souza Neto, Debora Benicio Alves Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.