Literatura Infantil: Suas Contribuições no Processo de Ensino Aprendizagem na Fase da Infância

Autores

  • Larisse Freire de Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3901

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Educação Infantil, Leitura

Resumo

A literatura infantil é de suma importância na primeira fase da infância e
desempenha um papel fundamental no processo ensino aprendizagem do decorrer da
educação infantil, é nessa fase que as crianças despertam e exploram diferentes experiências e
vivências que influenciam para o seu crescimento cognitivo e emocional. Os livros literários
são instrumentos que contribuem para o desenvolvimento da linguagem, enriquecendo o
vocabulário e melhorando a escrita e a verbal. O contato com os livros influi, na visão como
as crianças enxergam a realidade ao seu redor, proporcionando novas vivências, aguçando a
curiosidade e favorecendo descobertas. É uma ferramenta motivadora e desafiadora para o
estudante, podendo transformar seus pensamentos e ideias, auxiliando na compreensão de
diversos assuntos abordados em sala de aula, constituindo cidadãos críticos. A escola e a
família são peças essenciais para contribuírem nos momentos de leituras, contação de
histórias e rodas de conversas dando oportunidades delas expressarem suas ideais. A pesquisa
ainda mostra que a mediação do professor é de grande relevância na construção do
conhecimento dos estudantes, apontando melhorias no processo desenvolvimento que é
construído pelo aluno no ambiente escolar e familiar. O presente artigo tem como objetivo
contribuir com os estudantes o hábito pela leitura, criando um ambiente interativo, imaginário
e divertido, formando um elo entre o real e o imaginário. O método utilizado para esta
pesquisa foi de cunho bibliográfico. É compreensível, que a literatura infantil é um recurso
didático e sua contribuição é relevante no processo de aprendizagem, sendo assim instigando
a necessidade sempre de leituras tanto de literatura infantil como outros livros que apontam
melhorias em seu processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Larisse Freire de Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central


Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão