Literatura Infantil: Suas Contribuições no Processo de Ensino Aprendizagem na Fase da Infância
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3901Palavras-chave:
Literatura Infantil, Educação Infantil, LeituraResumo
A literatura infantil é de suma importância na primeira fase da infância e
desempenha um papel fundamental no processo ensino aprendizagem do decorrer da
educação infantil, é nessa fase que as crianças despertam e exploram diferentes experiências e
vivências que influenciam para o seu crescimento cognitivo e emocional. Os livros literários
são instrumentos que contribuem para o desenvolvimento da linguagem, enriquecendo o
vocabulário e melhorando a escrita e a verbal. O contato com os livros influi, na visão como
as crianças enxergam a realidade ao seu redor, proporcionando novas vivências, aguçando a
curiosidade e favorecendo descobertas. É uma ferramenta motivadora e desafiadora para o
estudante, podendo transformar seus pensamentos e ideias, auxiliando na compreensão de
diversos assuntos abordados em sala de aula, constituindo cidadãos críticos. A escola e a
família são peças essenciais para contribuírem nos momentos de leituras, contação de
histórias e rodas de conversas dando oportunidades delas expressarem suas ideais. A pesquisa
ainda mostra que a mediação do professor é de grande relevância na construção do
conhecimento dos estudantes, apontando melhorias no processo desenvolvimento que é
construído pelo aluno no ambiente escolar e familiar. O presente artigo tem como objetivo
contribuir com os estudantes o hábito pela leitura, criando um ambiente interativo, imaginário
e divertido, formando um elo entre o real e o imaginário. O método utilizado para esta
pesquisa foi de cunho bibliográfico. É compreensível, que a literatura infantil é um recurso
didático e sua contribuição é relevante no processo de aprendizagem, sendo assim instigando
a necessidade sempre de leituras tanto de literatura infantil como outros livros que apontam
melhorias em seu processo de aprendizagem.
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