Aplicação da Metodologia Ativa "Rotação por Estações" como Ferramenta Pedagógica nas aulas de Língua Inglesa

Autores

  • Maria das Dores Silva Nascimento Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Cicera Rosimere Ferreira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3900

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Rotação por Estações, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir como a aplicação da metodologia ativa “Rotação por estação “pode ser usada como ferramenta pedagógica nas aulas de língua inglesa. O modelo de ensino híbrido se assemelha ao que conhecemos como ensino tradicional, haja vista que se trata de uma junção de métodos vigentes a fazeres pedagógicos atuais. Por isso, não há necessidade de mudar todas as convenções do modelo de instrução que todos conhecem. Uma das vantagens desta ferramenta é que os professores estão mais presentes, garantindo o apoio aos alunos que necessitam de mais atenção, pois nem todos se desenvolvem ou aprendem da mesma forma. As tarefas executadas por cada estação são um tanto independentes, mas são realizadas de forma integrada. O objetivo desta proposta é promover a proficiência na língua inglesa e apresentar os conceitos, possibilidades e limitações da aplicação do método de rotação por estações como ferramenta de ensino na sala de aula de inglês durante o processo de ensino. Com aspectos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica, utilizamos a pesquisa qualitativa, abrangendo alguns teóricos, entre eles estão: Berbel (2015), Freire (2017), Moran (2016), Moreira (2015), Mininel (2022) e demais pesquisadores, educadores e profissionais que atuam e defendem a melhoria do ensino de língua inglesa através de metodologias ativas de rotação por estação. As abordagens ativas melhoram a aprendizagem através da comunicação, interação e compreensão da realidade. Portanto, a combinação de tecnologias digitais e abordagens proativas podem levar a uma experiência diferenciada, possibilitando trabalhar com conteúdos complexos de forma colaborativa. O estudo constatou que, além das dificuldades encontradas durante a experiência, são necessárias ações inovadoras para tornar os alunos protagonistas da construção do conhecimento e estimular a vitalidade. A interação e a colaboração nos espaços de aprendizagem facilitam a formação integral do indivíduo.

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Biografia do Autor

Maria das Dores Silva Nascimento, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Cicera Rosimere Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão