Inteligência Emocional e suas Influências na Gestão de Conflitos

Autores

  • Felipe Oliveira Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9831-7345
  • Maria Eduarda Seni Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3863

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Solução de Conflitos, Consequências, Empatia

Resumo

O estudo vigente teve como objetivo diagnosticar a importância da inteligência emocional no ambiente organizacional, e sua relevância na gestão de conflitos. É notória a escassez de gestores habilitados para administrar seus próprios sentimentos e gerirem os conflitos oriundos do ambiente empresarial A falta de habilidades emocionais adequadas pode resultar em comunicação inadequada, escalada de conflitos, baixa produtividade e clima organizacional negativo, além de perdas de talentos. Detectou-se que a inteligência emocional é uma ferramenta importante para solucionar e enfrentar tais conflitos, envolvendo o desenvolvimento da capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, ao fazer isso, as empresas podem melhorar a comunicação entre seus membros, promover a resolução construtiva de conflitos, criar um clima organizacional saudável e aumentar a retenção de talentos. Foram utilizados métodos como artigos, pesquisas bibliográficas, embasados nas obras do Stephen P. Robbins, Daniel Goleman, entre outros. Vale ressaltar que ao ignorar a inteligência emocional na solução de conflitos as empresas correm o risco de enfrentar problemas de comunicação, conflitos exacerbados, baixa produtividade e insatisfação dos funcionários, ao adotar a inteligência emocional como uma abordagem, as empresas podem promover uma cultura de colaboração, empatia e compreensão, resultando em uma equipe mais engajada, produtiva e feliz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Oliveira Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Administração pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Frutal

Maria Eduarda Seni Fonseca, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Administração pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Frutal

Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Orientadora. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, Especialista em Pedagogia-Administração Escolar pela FINOM. Graduada em Administração de Empresas pela UNIRP. Professora titular no Curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Frutal

Referências

BRACKETT, M. A., & Salovey, P. (Eds.). (2006). Measuring emotional intelligence: Common ground and controversy. Psychology Press.

CHERNISS, C., & Goleman, D. (Orgs.). (2001). O local de trabalho emocionalmente inteligente: como selecionar, medir e melhorar a inteligência emocional em indivíduos, grupos e organizações. Jossey-Bass.

FERREIRA, F. C. A Importância da Inteligência Emocional no contexto Organizacional. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016.

GOLEMAN, D. (1995). Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente. Rio de Janeiro: Editora Objetiva.

GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Tradução do original: Working With Emotional Intelligence por M. H. C. Côrtes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 412 p.

GOLEMAN, D., Boyatzis, R. E., & McKee, A. (2002). O poder da inteligência emocional. Rio de Janeiro: Editora Agir.

GUEBUR, A. Z.; POLETTO, C. A.; VIEIRA, D. M. S. Inteligência emocional no trabalho. REVISTA INTERSABERES, v. 2, n. 3, p. 71-96, 11.

MAYER, J. D., SALOVEY, P., & CARUSO, D. R. Mayer-Salovey Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT) user’s manual. Toronto, Canada: MHS, 2002.

ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional teoria e prática no contexto brasileiro. 14º Ed. São Paulo Persion Education do Brasil 2010.

ROBBINS, S. P. 2010. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson.

UNIVALI. O que é inteligência emocional? [Guia Completo]. Disponível em: https://ead.univali.br/blog/o-que-e-inteligencia-emocional. Acesso em: 27 maio. 2023.

WEISINGER, H. 1997. Inteligência Emocional no Trabalho. Objetiva, 1997.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão