Inteligência Emocional e suas Influências na Gestão de Conflitos
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3863Palavras-chave:
Inteligência Emocional, Solução de Conflitos, Consequências, EmpatiaResumo
O estudo vigente teve como objetivo diagnosticar a importância da inteligência emocional no ambiente organizacional, e sua relevância na gestão de conflitos. É notória a escassez de gestores habilitados para administrar seus próprios sentimentos e gerirem os conflitos oriundos do ambiente empresarial A falta de habilidades emocionais adequadas pode resultar em comunicação inadequada, escalada de conflitos, baixa produtividade e clima organizacional negativo, além de perdas de talentos. Detectou-se que a inteligência emocional é uma ferramenta importante para solucionar e enfrentar tais conflitos, envolvendo o desenvolvimento da capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, ao fazer isso, as empresas podem melhorar a comunicação entre seus membros, promover a resolução construtiva de conflitos, criar um clima organizacional saudável e aumentar a retenção de talentos. Foram utilizados métodos como artigos, pesquisas bibliográficas, embasados nas obras do Stephen P. Robbins, Daniel Goleman, entre outros. Vale ressaltar que ao ignorar a inteligência emocional na solução de conflitos as empresas correm o risco de enfrentar problemas de comunicação, conflitos exacerbados, baixa produtividade e insatisfação dos funcionários, ao adotar a inteligência emocional como uma abordagem, as empresas podem promover uma cultura de colaboração, empatia e compreensão, resultando em uma equipe mais engajada, produtiva e feliz.
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