A Importância da Musicalização no Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Edjessica Gleyce da Conceição Costa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Débora Benício Alves Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3859

Palavras-chave:

Educação infantil, Musicalidade, Ensino-aprendizagem

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos a importância de a musicalização ser desenvolvida na educação infantil, atuando como um dos mecanismos no processo de ensino-aprendizagem. Como objetivo geral, verificamos as contribuições proporcionadas pela musicalização no período da infância, em relação ao campo pedagógico, na Educação Infantil, e a ainda, identificar como a musicalização atua na interação e na aprendizagem dos discentes; avaliar a importância de contextualizar a musicalização diante das “rotinas” vivenciadas em salas de aula; especificar que a música presente nessa etapa é uma metodologia construtiva para a aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa sendo aplicado o método dedutivo. Diante do contexto a ser analisado dispomos de um registro científico de origem exploratória, fundamentando-se com procedimentos técnicos de uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados obtidos perante o estudo científico realizado apontam que a música possui valor positivo e significativo para o processo de ensino-aprendizagem. A musicalidade trabalhada de forma contextualizada e lúdica na Educação Infantil permite que o ser possa se desenvolver dentro de campos relativos ao “eu, o outro e o nós”. Quando associamos atividades lúdicas de maneira que a criança posso compreender o seu uso e importância constatamos que a experiência vivenciada se relaciona de forma direta com o autoconhecimento, o que irá repercutir nas suas relações com o meio o qual está inserido, permitindo assim a formação de uma consciência mais cidadã de formas respeitosa para com o outro.

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Biografia do Autor

Edjessica Gleyce da Conceição Costa , Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Débora Benício Alves Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

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Publicado

2023-10-31

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