Ludicidade e as Práticas Pedagógicas na Educação Infantil nas Escolas de Serrita - PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3855Palavras-chave:
Ludicidade, Educação infantil, práticas pedagógicasResumo
O presente artigo objetiva analisar e apresentar a importância das ações pedagógicas lúdicas dos educadores no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil nas escolas municipais de Serrita-PE. A ludicidade na educação infantil é um dos pilares importantes na fase da criança, onde a mesma vai associando ao mundo imaginário com o real, emocional, social, afetivo e devolvendo várias habilidades como exemplo a observação, concentração a autoconfiança, a curiosidade e ter autonomia em suas próprias ações. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho descritivo, com aplicações de um questionário em três escolas da rede municipal de Serrita – PE com professores e coordenadores destacando-se o registro preciso e detalhado das ações pedagógicas no ambiente escolar, possibilitando, fazer uma análise sobre o uso da ludicidade em sala de aula, a partir dos dados coletados entre os educadores e coordenadores pedagógicos.
Downloads
Referências
BACELAR, vera, ludicidade de educação infantil: Universidade Federal De Bahia, Salvador:2009.
BRASIL, Ministério da Educação: Base Nacional Comum Curricular, Brasilia:MEC,2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa: paz e Terra,1996.
GIL Antônio, Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1999.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar Rio de Janeiro Record 1997.
HUNZINGA, Jonan. Filosofia: Homo Lundes, São Paulo:2000.
LIDOINO, Andreia Cristina Pontarolo; SANTOS, Ismael Pereira dos; SIGNOR, Fernanda Silva; FERREIRA, Kellen Patrícia; BRAGA, Lilian Nayara; ALVES, Braga e Anderson Ortiz. Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização. Id on Line Rev.Mult. Psic., Julho/2021, vol.15, n.56, p.121-136. https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3116 . DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3116
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil, São Paulo: cengage Learning, 2011.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: Educação Infantil. Secretaria da educação e esportes, união dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife :A secretaria,2019.
SILVA, Juliane. Psicologia da aprendizagem: Universidade Federal De Santa Maria:2017.
VIGOTSKII, Lev, Luria, Alexander e Leontiev; Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem: Ícone, são Paulo:2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Josélia da Silva Ferreira, Verônica Rejane Lima Teixeira Teixeira, Maricélia Felix Andrade Bringel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.