Ludicidade e as Práticas Pedagógicas na Educação Infantil nas Escolas de Serrita - PE

Autores

  • Josélia da Silva Ferreira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Maricélia Felix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3855

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação infantil, práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo objetiva analisar e apresentar a importância das ações pedagógicas lúdicas dos educadores no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil nas escolas municipais de Serrita-PE. A ludicidade na educação infantil é um dos pilares importantes na fase da criança, onde a mesma vai associando ao mundo imaginário com o real, emocional, social, afetivo e devolvendo várias habilidades como exemplo a observação, concentração a autoconfiança, a curiosidade e ter autonomia em suas próprias ações. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho descritivo, com aplicações de um questionário em três escolas da rede municipal de Serrita – PE com professores e coordenadores destacando-se o registro preciso e detalhado das ações pedagógicas no ambiente escolar, possibilitando, fazer uma análise sobre o uso da ludicidade em sala de aula, a partir dos dados coletados entre os educadores e coordenadores pedagógicos.

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Biografia do Autor

Josélia da Silva Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Maricélia Felix Andrade Bringel , Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Referências

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Publicado

2023-10-31

Edição

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