Falando Sobre Câncer: Um Roteiro para Conversas com Crianças na Escola
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i69.3850Palavras-chave:
Neoplasias, Educação em Saúde, Professores Escolares, Criança, EnsinoResumo
Introdução: O câncer é uma doença relacionada ao modo de vida das pessoas e pode ser evitado pela adoção de estilos de vida saudáveis. O objetivo foi realizar uma reflexão teórica acerca de um roteiro de conversas sobre o câncer como atividade educativa do ensino fundamental. Métodos: Estudo qualitativo de reflexão, descritivo de roteiro norteador de debates sobre o câncer, em escolas. Propõe etapas para conversas em roda envolvendo crianças e membros da escola. Resultados: O roteiro tem cinco passos para falar sobre: (i) célula; (ii) fatores de risco de câncer; (iii) genética e câncer; (iv) estágios do câncer; (v) origem multifatorial e papel da escola na promoção do conhecimento e na prevenção da doença. Conclusões: O roteiro coloca em pauta o câncer falado na escola. Não falar disso com as crianças significa privá-las de conhecimento, à mercê de ideias mal concebidas e impossibilitadas de fazer escolhas oportunas e assertivas.
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Referências
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