O Papel da Consultoria nas Micro e Pequenas Empresas

Autores

  • Antônia Vitória Araújo Santos Ribeiro Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma
  • Francisca Júlia Anastácio nstituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma
  • Paulo Vitor Ribeiro Bandeira Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma
  • Jailza do Nascimento Tomaz Andrade Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma https://orcid.org/0000-0002-6146-2167

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3848

Palavras-chave:

Consultoria, Microempresas, Pequenas empresas

Resumo

A consultoria empresarial é uma área em constante crescimento no Brasil e no mundo devido à crescente demanda das empresas por atualizações e melhorias em seus métodos e técnicas de gestão empresarial. O cenário altamente competitivo impulsionado pela globalização tem exigido que as organizações busquem diferenciais competitivos para se destacarem no mercado. O trabalho discute a relevância da consultoria empresarial para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e tem como objetivo analisar os fatores que demandam a intervenção dessa consultoria. Utiliza uma base conceitual para identificar a necessidade de suporte à gestão nas MPEs, relacionando os benefícios que a consultoria traz para esse público-alvo. A pesquisa é considerada exploratória e de natureza qualitativa, visando compreender o que leva as empresas a precisarem de ajuda especializada. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica para coletar dados e destaca a importância das MPEs em um mercado altamente competitivo, ressaltando a necessidade de planejamento estratégico, controle de processos e atividades, e análises periódicas para evitar declínio. Os resultados enfatizam que os consultores desempenham papel crucial na formação e maturidade das empresas, auxiliando-as a conhecerem-se melhor e a lidarem com desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Vitória Araújo Santos Ribeiro, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Acadêmica do curso de Bacharelado em Administração do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Francisca Júlia Anastácio, nstituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Acadêmica do curso de Bacharelado em Administração do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Paulo Vitor Ribeiro Bandeira , Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma.

Jailza do Nascimento Tomaz Andrade, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão – IESMA/Unisulma

Professora Orientadora. Administradora e Consultora. Mestra em Desenvolvimento e Planejamento.

Referências

ASN, Agencia Sebrae de Notícias. (Org.). MEI ultrapassa 7,5 milhões de formalizados. 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/mei-ultrapassa-75-milhoes-de-formalizados,ea273fc94ee6f510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: set de 2023.

ASSI, Marcos. Governança, riscos e compliance: mudando a conduta nos negócios. Saint Paul Editora, 2019, 168p.

BATISTA, L; CORRADI, Ricardo. O Ciclo de vida de uma organização: fatores preponderantes para o fim antes do tempo. Maringá/PR, 2012. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-ciclo-de-vida-de-uma-organizacao-fatores-preponderantes-para-o-fim-antes-do-tempo/65018/. Acesso em: set de 2023.

CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erik. Consultoria Empresarial. 2.ed., atual. e ampl. – São Paulo: Saraiva, 2010.

CROCCO, L.; GUTTMANN, E. Consultoria empresarial. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

FERRAZ, C. et al. Por que as empresas precisam de ajuda especializada? Revista da ESPM, ano 22, ed. 104, n. 4, p. 41 jul/ago 2016.

LENTZ, Aline. Ciclo de vida de uma empresa. Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/ciclo-de-vida-de-uma-empresa/. Acesso em: set de 2023.

LUZ, Kamila; et al. Análise do Ciclo de Vida Organizacional nas Micro e Pequenas Empresas. Rio de Janeiro, 2011.

MOLLO, Ricardo. O que leva uma empresa a fechar e como evitar isso. 2015. Disponível em: https://exame.com/pme/o-que-leva-uma-empresa-a-fechar-e-como-evitar-isso/. Acesso em: set de 2023.

MOTA, E. R.; MONTEIRO, L. F. S.; NASCIMENTO, V. S.. A importância da consultoria empresarial na elaboração do planejamento estratégico em empresas de pequeno porte. Revista Brasileira de Administração Científica, v.10, n.2, p.51-63, 2019. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0004. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.002.0004

OLIVEIRA, D. P. R. Manual de consultoria empresarial. São Paulo: Atlas, 2019.

SEBRAE. Consultorias. Mato Grosso do Sul, 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/institucional/consultorias,01a6977a6968e510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: set de 2023.

SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. 2016. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf. Acesso em: set de 2023.

SEBRAE. Perfil do Microempreendedor Individual 2017. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Perfil%20do%20MEI%. Acesso em: set de 2023.

SICSÚ, João Organizador et al. Sociedade e economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento. 2009.

SILVA, Davi de Pontes; RODRIGUES, Gilberto José. Vantagens e desvantagens de ser empreendedor no Brasil. Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO/FEMM, 2019. Disponível em: https://www.unifio.edu.br/wp-content/uploads/2019/11/DAVI-DE-PONTES-SILVA.-Vantagens-e-Desvantagens-de-Ser-Empreendedor-no-Brasil.pdf. Acesso em: set de 2023.

SOUZA, Ana. Consultoria não é só para grandes empresas. Redesign Consultoria, 2017. Disponível em: https://redesignconsultoria.com.br/consultoria-para-pequenas-empresas/. Acesso em: set de 2023.

STERN, P.; SCHOETTI, J. Consultoria. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Comment