Gestão Democrática: Construção Coletiva e Participativa na Qualidade Educacional na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jacob Nobre de Oliveira Benevides em Banabuiú – Ceará

Autores

  • Maria Zilverlane de Lima Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidad San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3827

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Educação, Participação, Direito

Resumo

Discutir sobre Gestão Democrática é abordar a temática do ensino de qualidade, pois ambos estão interligados. A educação é o pilar de toda sociedade e a busca por um ensino de qualidade como forma de democratizar o acesso e exercício da cidadania precisa ser a luta constante de toda sociedade justa. Em vista disso, apresenta-se a proposta de reconhecer a importância da Gestão Democrática no espaço da escola pública em todos os aspectos desde a inserção de todos os envolvidos nas tomadas de decisão ao pleno desenvolvimento do educando, para isso, apresenta-se um estudo de revisão bibliográfica. Dessa forma, o estudo se apresenta como uma análise reflexiva sobre a Gestão Democrática como um caminho para uma educação de qualidade. O presente trabalho se divide em dois momentos: Reflexões sobre o tema Gestão Escolar no contexto da escola pública embasada em autores e críticos renomados: Análise do resultado obtido através de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual do Ceará.

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Biografia do Autor

Maria Zilverlane de Lima Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2012). Professora da rede pública estadual desde 2011.

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidad San Carlos

Mestre e Doutor em Ciencias da Educacao pela Universidad San Carlos. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2006); Especialista em Gestao Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Especialista em Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA (2002); Graduado em Ciências/Quimica e Biologia pela Universidade Estadual do Ceara - UECE; Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU.

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Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos