A Influência das Redes Sociais na Saúde Emocional dos Alunos da Primeira Série do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i67.3807

Palavras-chave:

Dopamina, saúde emocional, redes sociais

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), com sete turmas de primeiro ano, acerca da relação entre ‘redes sociais’ e ‘saúde emocional’. Para tanto, buscou-se investigar como a rede social influencia a saúde emocional dos jovens das primeiras séries, assim como mensurar o tempo de uso das redes, comparar os dados entre as turmas analisadas, analisar a relação entre o uso das redes e os impactos na saúde emocional, destacando os efeitos da dopamina no cérebro durante o uso das redes Tik Tok e Instagram, evidenciando como essas plataformas utilizam desse neurotransmissor para viciar e atrair a atenção. Para alcance desses objetivos, apoiou-se a pesquisa na perspectiva metodológica quali-quantitativa, utilizando-se, para a coleta de dados, de um questionário cujas perguntas versavam sobre as redes sociais, tempo de uso e tipos de material acessado nas redes, além do controle dos pais, sentimento predominante na ausência do celular, entre outros. Os resultados mostraram uma média de 7,57h diárias de uso nas redes e uma estreita relação entre o tempo de uso, conteúdos acessados e sentimentos de tristeza, ansiedade, depressão, tédio, ódio e vazio.

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Biografia do Autor

Fabiana Carla Lopes de Lima

Mestra em Educação e Cultura, Psicanalista Clínica, professora da rede Estadual de Pernambuco, graduanda em Psicologia.

Luiz Carlos Cordeiro Lima

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, professor da rede Estadual de Pernambuco. 

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos