Psicopedagogo Institucional: Reflexões acerca da atuação e os Desafios que Enfrenta

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Universidade Federal da Bahia - UFBA/ IF Sertão - PE https://orcid.org/0000-0003-3590-9022
  • Raimunda Maria Gomes Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Maria Rosimara Nascimento Menezes Universidade de Pernambuco - UPE
  • Simone Rejane da Silva Coelho Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i67.3797

Palavras-chave:

Psicopedagogo Institucional, Atuação Profissional, Escola, Capacitação

Resumo

Este artigo busca levantar questões importantes sobre a atuação do psicopedagogo no campo institucional diante dos obstáculos, uma vez que, na escola contemporânea necessita deste profissional diante disso, veio o interesse em ter um estudo aprofundado no assunto, contundo teve-se os seguintes assuntos discutidos no decorre do artigo, como o conhecimento do papel do psicopedagogo nas escolas e também as dificuldades que o mesmo encontra na resolução dos problemas, além disso, foi relato informações sobre as intervenções que cabe ao profissional psicopedagógico fazer na escola para estar melhorando o ensino aprendizado dos alunos, e assim também coube ainda decorrer sobre a verdadeira importância do psicopedagogo no ambiente educacional, que é além de um simples sabedor das principais causas que afetar a aprendizagem, e sim, um sujeito conhecedor de como lidar com os novos desafios que a escola enfrenta na atualidade. A metodologia usada foi fundamentada em estudos bibliográficos com abordagem qualitativa. E assim perante as discussões ficou esclarecido sobre toda a dinâmica e os desafios e o verdadeiro papel do psicopedagogo no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA/ IF Sertão - PE

Doutorando em Educação - UFBA; Professor Língua Portuguesa - IF Sertão - PE; Mestre em Educação e Cultura (Universidade do Estado da Bahia).

Raimunda Maria Gomes Silva, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2015). Atualmente é professora efetiva no Centro Municipal de Educação Infantil: JOAQUIM SEBASTIÃO DE SOUSA NM7.; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA (2018).

Maria Rosimara Nascimento Menezes, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE)(2018); Pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela FACESP(2022); Professora Efetiva na Secretaria de Educação de Petrolina/PE.

Simone Rejane da Silva Coelho, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em HISTORIA, pela FTC ead Salvador- Faculdade de tecnologia e ciencias- Salvador (2009); Graduada em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2019 ); Especialista em LIBRAS pela UNIVASF  e em Psicopedagogia Voltada para Educação Especial Através do Lúdico, pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais- IESMIG (2018); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - Universidade de Pernambuco - UPE- Petrolina.

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos