Crimes Ambientais Durante o Governo Bolsonaro 2018-2022

Autores

  • Rayssa Kelly de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Geórgia de Abreu Barbosa Reis Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcelo Henrique Pereira dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alvany Maria dos Santos Santiago Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Bruno Cezar Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3786

Palavras-chave:

crimes ambientais, meio ambiente, políticas públicas, governo bolsonaro

Resumo

Esse artigo busca, a partir da exposição da evolução das Políticas Públicas de Meio Ambiente e da aplicabilidade da Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98, enfocar principalmente os atos e ações praticadas durante o governo Bolsonaro (2018-2022). Dessa forma, realizou-se um levantamento das multas registradas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os dados foram obtidos com base em consultas públicas dos autos de infração no site do IBAMA sobre os crimes contra unidade de conservação, fauna, flora e qualidade ambiental nos últimos 10 anos. Além disso, foi realizado o levantamento do orçamento disponível para o Ibama dos anos de 2015 a 2021, na plataforma do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP, dados esses constantes nas LOAS de 2015 a 2021. A partir das análises concluiu-se que apesar do efetivo crescimento de estrutura e conquistas na política nacional ambiental, constatou-se uma tentativa de desmonte na política de meio ambiente durante o governo Bolsonaro, pode-se também perceber que mais crimes foram cometidos, entretanto mesmo com o desmonte da estrutura desta política pública, precarização do trabalho, perseguição aos servidores públicos, os funcionários dos órgãos ambientais fizeram o possível para cumprir com seus deveres.

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Biografia do Autor

Rayssa Kelly de Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Administração Pública – Profiap pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Pernambuco, Brasil.

Geórgia de Abreu Barbosa Reis, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Administração Pública – Profiap pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Pernambuco, Brasil.

Marcelo Henrique Pereira dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Doutor do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Pernambuco, Brasil.

Alvany Maria dos Santos Santiago, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Doutora do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Pernambuco, Brasil.

Bruno Cezar Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Doutor do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Artigos