Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade e Oportunidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3771Palavras-chave:
Empreendedorismo, Oportunidade, NecessidadeResumo
O empreendedorismo é o processo de criar, desenvolver e gerenciar um negócio, assumindo riscos financeiros e pessoais. Pode ser classificado em dois tipos principais: empreendedorismo por necessidade e empreendedorismo por oportunidade. O índice elevado de novos empreendedores que surgem a cada ano tem impulsionado diversos estudos sobre esta temática. Assim, este estudo objetivou apontar os fatores que agem como incentivadores para empreender e a relação de empreendedorismo por oportunidade ou necessidade. Para tanto traçou-se a seguinte problemática: Quais as motivações para o empreendedorismo? O que é o empreendedorismo por necessidade e por oportunidade? Foi realizada uma revisão bibliográfica de caráter sistemático para a promoção de um estudo básico, exploratório e qualitativo fundamentado em artigos científicos e demais produções científico-acadêmicas na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2022. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas 10 publicações. Observou-se que, nos últimos anos, ainda há poucas publicações que envolvem o tema. Os resultados indicam que os motivos para empreender vão além da lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, realizações pessoais, insatisfação com emprego, falta de oportunidade no mercado de trabalho, família e influência externa. Assim, tanto a motivação por necessidade quanto a motivação por oportunidade podem levar ao sucesso do empreendedorismo, basta ter preparo para tal.
Downloads
Referências
ANDRADE JÚNIOR, Daniel Luiz Igrejas; SATO, Camila Yano. Influência da Educação Empreendedora na Identificação de Oportunidades de Negócios. Revista de Administração Imed, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 3, 20 dez. 2019. Complexo de Ensino Superior Meridional S.A.. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3335. DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3335
ASSUNÇÃO, Aléxia Galvão; QUEIROZ, Filipe Dos Anjos; COSTA, Robson Antônio Tavares. As variáveis necessidade e oportunidade e suas influências na abertura de micro e pequenas empresas: um estudo de campo no centro comercial de Macapá-AP. Saber Humano, ISSN 2446-6298, V. 7, n. 10, p. 126-143, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.201
BARROS, A, B; PEREIRA, C, M, M, A. Empreendedorismo e Crescimento Econômico: uma Análise Empírica. 2008. Disponível em: file:///E:/ADMINISTRA%C3%87%C3%83O%20FAMESC/7%C2%B0%20Per%C3%ADodo/Empreendedorismo/artigos%20para%20o%20trabalho/05.pdf. Acesso em: 25/03/2023.
BEUREN, I. M. Trajetória da Construção de um Trabalho Monográfico em Contabilidade. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 46-75.
BEZERRA, WILIAN QUEIROZ. Empreendedorismo: O perfil empreendedor por necessidade, por outra perspectiva, um estudo no segmento de confecção. FACULDADE SETE DE SETEMBRO – FA7 CURSO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Fortaleza – 2011, 43fls.
BRÁS, G. O empreendedorismo e suas determinantes: oportunidade ou necessidade?. Gestão e Desenvolvimento, n. 21, p. 101-121, 1 jan. 2013. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.243
BRUM, E. O duro país dos pequenos. Época, 2003.
CORRÊA, Victor Silva; VALE, Glaucia Maria Vasconcellos. A dinâmica das motivações empreendedoras: uma investigação retrospectiva. Rev. Pretexto. Vol. 14, No 4 - outubro/dezembro 2013.
DE MOURA, J. Ferraz. Não são gigantes, são moinhos de vento: as desventuras dos/as empreendedores/as em terra Brasilis. 2020. Caderno De Administração, 28, 76-81. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53675. DOI: https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53675
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999, P.4.
DORNELAS. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso: 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.
DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor (Entrepreneurship): Prática e Princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
FATTURI, Karyne Carlos. Análise histórica do empreendedorismo: estudo das principais características que definem um empreendedor de sucesso. / Karyne Carlos Fatturi. — 2013. 45 f.; 30 cm.
FERRAZ, Janaynna de Moura; TEIXEIRA, Rivanda Meira. A criação de spin-offs corporativos: relação com a organização-mãe na perspectiva dos recursos. Revista Alcance, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 243, 3 nov. 2015. Editora UNIVALI. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n2.p243-261. DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v22n2.p243-261
FERREIRA, Thiego. Sobrevivência e Crescimento de Spin-off de Empregados no Brasil. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 07-26, 1 jan. 2021. Programa de Pos Graduacao em Administracao da UFF/VR. http://dx.doi.org/10.20401/rasi.7.1.511. DOI: https://doi.org/10.20401/rasi.7.1.511
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742014000100018. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
GEM, Global Entrepreneurship Monitor. 2020/2021-Global Report. 2022. Disponível em: https://www.gemconsortium.org/file/open?fileId=50691. Acesso em: 12/03/2023.
GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil- Relatório executivo, 2017. 2017 Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf. Acesso em: 12/03/2023.
GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil- Relatório executivo, 2005. Disponível em: https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Empreendedorismo-no-Brasil-2005-Relat%C3%83%C2%B3rio.pdf. Acesso em: 12/03/2023.
GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil- Relatório executivo, 2020. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15iOq6-1BCIRmcX4wMEuUemZDtMM3gIHi/view. Acesso em: 12/03/2023.
GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017.
HALICK, Zélia. Empreendedorismo. Rede E-Tec, Brasil. INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. CURITIBA-PR, 2012. Disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/proeja/empreendedorismo.pdf. Acesso em: 03/03/2023.
HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores de empresas. São Paulo: EPU, 1977.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9ᵃ. Ed. Porto Alegre (RS): AMGH Editora, 2014.
LEAL, Adriana Pinheiro; SETTE, Rachel Bicalho, SANCHES, Vander Lúcio; MELO, Alan da Silva; LOPES, Silvana Antônia Sanches; MATOS, Salete de; ORDONE, Vanessa Igydia. A Importância do Empreendedorismo para o Desenvolvimento Econômico no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 01, pp. 115-135, Agosto de 2018. ISSN:2448-0959.
LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas; MENDONÇA, Anny Key de Souza; VAZ, Caroline Rodrigues; MALDONADO, Maurício Uriona. Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade: origem, evolução, tendências. 1ed. – dados eletrônicos- Florianópolis: UFSC, 2017. 392p., il.
LYRIO, M, V, L. Gestão: empreendedorismo. 2008. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Mah1986mah/gesto-de-empreendedorsmo-sebrae. Acesso em: 12/03/2023.
MARQUES, José Roberto. As principais diferenças entre empreendedor por necessidade e oportunidade. 2020. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/as-principais-diferencas-entre-empreendedor-por-necessidade-e-oportunidade/. Acesso em: 12/03/2023.
OLIVEIRA, Victor Rodrigues de. Empreendedorismo de Necessidade, Empreendedorismo de Oportunidade e Ciclo Econômico. In: 46 ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 2018, Rio de Janeiro/RJ. Anais do 46 Encontro Nacional de Economia, 2018.
ROCHA, Estevão Lima de Carvalho. Oportunidade ou necessidade? Um estudo do impacto do empreendedorismo no desenvolvimento econômico. Revista Gestão em Análise, [S.L.], v. 3, n. 1/2, p. 31, 5 abr. 2016. Instituto para o Desenvolvimento da Educacao. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p31-46.2014. DOI: https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p31-46.2014
SANCHES, V. L. A importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico no Brasil. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/desenvolvimento-economico. Acesso em: 23/03/2023.
SANTIAGO, Nicolas Freire. Empreendedorismo como estratégia de empregabilidade: uma visão dos estudantes de administração de uma ies particular de Fortaleza-CE. FORTALEZA – CE 2020, 105fls.: il color.
SEBRAE. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007, 67p. apud LIMA, Valéria Guedes Borges de. O microempreendedor da área têxtil e sua importância na geração de empregos na cidade de SÃO BENTO -PB. PALHOÇA – SC. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, 2020, p.21.
SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil. / Marco Aurélio Bedê (Coord.) – Brasília: Sebrae, 2016. 96 p. il.
SEBRAE-SC. Mas afinal, o que é empreendedorismo? 2021. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo. Acesso em: 01/03/2023.
SILVA, Juliana Aparecida Moura; ISTOE, Sérgio Elias; SILVA, Edimara Bizerra. Empreendedorismo: necessidade X oportunidade. In: V Expociência - Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC, 2020. Disponível em: <https://www.doity.com.br/anais/vexpofamesc2020/trabalho/166171>. Acesso em: 12/03/2023.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? how to do it?. Einstein (São Paulo), [S.L.], v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134
TAVARES, Carlos Eduardo; MOURA, Gilnei Luiz de; SILVA, Andressa. Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais, PR, v. 7, n. 1, p. 16-29, jan./jun. 2013.
VALE, Gláucia Maria Vasconcellos; CORRêA, Victor Silva; REIS, Renato Francisco dos. Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?. Revista de Administração Contemporânea, [S.L.], v. 18, n. 3, p. 311-327, jun. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20141612. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141612
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Vitor Ribeiro Bandeira, Thiago Sousa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.