As Contribuições do Mediador Escolar no Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças com TDAH

Autores

  • Naiara de Freitas Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3724

Palavras-chave:

Mediação, TDAH, Aprendizagem

Resumo

O objetivo desse estudo foi mostrar a importância do mediador escolar nos processos de aprendizagem, inclusão e desenvolvimento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa pelo fato de apresentar os métodos e processos usados em sala por mediadores, e tem como métodos a pesquisa bibliográfica para fundamentar através de relatórios, artigos e livros que trazem estudos e relatos sobre os diversos temas da área em estudo. A pesquisa também envolve o estudo de caso da observação e acompanhamento da mediação escolar com um aluno com TDAH do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola no Município de Salgueiro-PE. No decorrer do artigo são apresentados relatos de professoras e atividades realizadas pelo estudante. Analisando as falas das professoras e comparando com atitudes e comportamentos recentes do aluno, é possível notar a diferença e o avanço geral dessa criança após as intervenções e estratégias desenvolvidas pela mediadora. Observa-se que o aluno com esse transtorno, precisa ter esse acompanhamento durante toda a educação básica e que esse apoio é essencial no seu processo de aprendizagem e socialização na escola, resultando assim no avanço progressivo da criança no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Naiara de Freitas Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

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Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Estudo de Caso