As Contribuições do Mediador Escolar no Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3724Palavras-chave:
Mediação, TDAH, AprendizagemResumo
O objetivo desse estudo foi mostrar a importância do mediador escolar nos processos de aprendizagem, inclusão e desenvolvimento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa pelo fato de apresentar os métodos e processos usados em sala por mediadores, e tem como métodos a pesquisa bibliográfica para fundamentar através de relatórios, artigos e livros que trazem estudos e relatos sobre os diversos temas da área em estudo. A pesquisa também envolve o estudo de caso da observação e acompanhamento da mediação escolar com um aluno com TDAH do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola no Município de Salgueiro-PE. No decorrer do artigo são apresentados relatos de professoras e atividades realizadas pelo estudante. Analisando as falas das professoras e comparando com atitudes e comportamentos recentes do aluno, é possível notar a diferença e o avanço geral dessa criança após as intervenções e estratégias desenvolvidas pela mediadora. Observa-se que o aluno com esse transtorno, precisa ter esse acompanhamento durante toda a educação básica e que esse apoio é essencial no seu processo de aprendizagem e socialização na escola, resultando assim no avanço progressivo da criança no ambiente escolar.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. Cartilha da Inclusão Escolar
TDAH – Uma conversa com educadores. 2017. Disponível em: https://tdah.org.br/cartilhas-da-abda/. Acesso em: 23 out. 2022.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei n° 13.146, de 6 de junho de 2015. Disponível em: < L13146 (planalto.gov.br)>. Acesso em: 22 set. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 out. 2022.
MAIA, Maria Inete Rocha; CONFORTIN, Helena. TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação. Revista Perspectiva, v. 39, n. 148, p. 73-84, 2015.
MARQUES, Alcione M.. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): contribuições das técnicas corporais na clínica psicopedagógica. Constr. Psicopedag., São Paulo , v. 20, n. 21, p. 74-89, 2012 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php
Acesso em 19 out. 2022.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Declaração de Salamanca. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/declaracao-de-salamanca/>. Acesso em 14 set 2022.
MOUSINHO, Renata et al. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. 2010.
SENO, Marília et al. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem. 2010.
SILVA, Maria Odete Emygdio da. Da exclusão à inclusão: concepções e práticas. 2009.
UHMANN, Silvana Matos et al. O Papel do Mediador Escolar: Qualificar A Mediação Para Qualificar A Inclusão. Cadernos Macambira, v. 6, n. 1, p. 158-173, 2021.
VARGAS, Thamyres Bandoli Tavares; RODRIGUES, Maria Gorete Andrade. Mediação escolar: sobre habitar o entre. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230084
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Naiara de Freitas Souza, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.