As novas tecnologias de informação e comunicação na educação inclusiva de alunos com deficiência visual: Um olhar sobre desafios e potencialidades

Autores

  • Plinio Fabrycio Ribeiro da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Ubirajara Santos Nogueira Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3722

Palavras-chave:

Novas Tecnologias, Deficiência Visual, Inclusão, Atendimento Educacional Especializado, Aprendizagem

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as potencialidades e os principais desafios da introdução de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na qualidade de ferramenta de inclusão escolar para alunos com deficiência visual. Para tanto, procedeu-se à metodologia de revisão bibliográfica (revisão de literatura) com ênfase no levantamento de estudos acadêmicos, publicados entre os anos de 2018 a 2021, nas principais plataformas de pesquisa online. Com isso, após leitura e seleção dos estudos, conclui-se que muitos são desafios e obstáculos que impedem o desenvolvimento de práticas inclusivas nas escolas, em especial quanto ao uso de TICs para alunos com deficiência visual. Dentre os desafios, predominaram a baixa infraestrutura das escolas, carência no acesso a materiais de uso pedagógico e falta de capacitação de professores para o trabalho com esse público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Plinio Fabrycio Ribeiro da Silva, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Graduando em Licenciatura em Computação – Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Ubirajara Santos Nogueira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestre em Computação - Esp. em Engenharia de Software – Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Referências

BONILLA, Maria; SILVA, Manoela; MACHADO, Taiane. Tecnologias digitais e deficiência visual: a contribuição das TIC para a prática pedagógica no contexto da Lei Brasileira de Inclusão. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, n. 12, 2018. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2018.v.6.n.12.236

BORGES, Tamires; SILVA, Silvana; CARVALHO, Mariza. Inclusão Escolar e Deficiência Visual: dificuldades e estratégias do professor no ensino médio. Revista Educação e Emancipação, v. 3, n. 3, 2018. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p264-287

BURCI, Taissa; COSTA, Maria. Inclusão de pessoas com deficiência visual na educação a distância. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.32212

BRUNO, Marilda; NASCIMENTO, Ricardo. Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual. Educação & Realidade, v. 44, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684848

CARVALHO, Walter, et al. Proposta de framework para desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos. In: Anais Estendidos do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2022.226745

COSTA, Verlane; SANTOS, Kátia. Deficiência visual e políticas públicas: análise do centro de apoio pedagógica à pessoa com deficiência visual. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-179

COSTA, Ana; CHALHUB, Tania. O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. Biblioteca Escolar em Revista, v. 7, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184665

ESPINDOLA, Patricia. Inclusão do deficiente visual na escola regular. Iniciação & Formação Docente, v. 7, n. 3, 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4992

FRAZÃO, Aline, et al. Tecnologia Assistiva: Aplicativos Inovadores para estudantes com Deficiência Visual. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-066

GARCIA, Fabiane; BRAZ, Aissa. Deficiência visual: caminhos legais e teóricos da escola inclusiva. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802399

HOJE EM DIA. Olhar mais inclusivo. 2021. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/opiniao/professor-wendel/um-olhar-mais-inclusivo-1.867199>. Acesso em: 05 set. 2022.

KAZZANELLI, Paola; KLEIN, Rejane. Aprendizagens dos alunos com deficiência visual e o atendimento educacional especializado-AEE. Benjamin Constant, v. 27, n. 62, 2021.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PAULON, Simone; FREITAS, Lia; PINHO, Gerson. Documento subsidiário à política de inclusão. Revista Inclusão na Educação, v. 7, n. 4, 2005.

PAZ, Bruna; PIRES, Cleidi. Desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência visual e a mediação por meio das tecnologias assistivas?: Uma revisão bibliográfica. Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, v. 7, n. 1, 2020.

PEREIRA, Elaine. Atendimento Educacional Especializado. Pensar Além, v. 4, n. 1, 2020.

REZENDE, Sandro; PINTO, Sérgio. O uso de tecnologias digitais em objetos de aprendizagem da matemática para estudantes com deficiência visual: levantamento de teses e de dissertações brasileiras. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 11, n. 3, 2021.

ROBALINHO, Bruno; COSTA, Christine. Jogo Digital na inclusão de alunos com deficiência visual. Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.86711

ROCHA, Ricael; PORTES, Rutiléia. Alfabetização de estudantes com deficiência visual na era digital. Revista Inova Ciência & Tecnologia, v. 7, n. 4, 2021. DOI: https://doi.org/10.46921/rict2021-0868

ROCHA, Julimar; CORREIA, Patrícia; SANTOS, Jocenildes. Jogos digitais e suas possibilidades para educação inclusiva. Revista do programa de Pós-graduaçao em Educação-PPGE, n. 23, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5662

ROPOLI, Edilene, et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva. Inclusão & Participação, v. 2, 2010.

ROSSITER, Herica. A importância das pesquisas em educação inclusiva para os deficientes visuais: uma análise bibliométrica sobre o Braille no Brasil. Educação Ambiental (Brasil), v. 1, n. 2, 2020.

SANTOS, Ana. Plano de Desenvolvimento Individual para Atendimento Educacional Especializado. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.15.p213

SGANZERLA, Maria. Deficiência visual e a educação matemática: estudo sobre a implementação de Tecnologia Assistiva. Teses e Dissertações PPGECIM, v. 12, 2020.

SILVA, Rafael. AEE para deficiência visual: baixa visão e cegueira. Communitas, v. 6, n. 13, p. 273-294, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/268346.6.13-21

URZEDO, Lauane; JORGE, Carlos; PORTELA, Carlos. Inclusão escolar com ênfase na deficiência visual. UNIFUNEC CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR, v. 9, n. 11, 2020. DOI: https://doi.org/10.24980/rfcm.v9i11.4027

VIANA, Márcia; TEIXEIRA, Maria. Sala de atendimento educacional especializada (AEE): o uso da tecnologia assistiva no processo de inclusão dos alunos nas atividades de ensino-aprendizagem. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 12, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v12.n1.72-79

Downloads

Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Artigos