A Música como Instrumento de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Edna Maria dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Aurênia Pereira de França Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3721

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Aprendizagem, Sentimentos

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral compreender a importância do uso da música como instrumento de ensino e aprendizagem na Educação infantil. A metodologia utilizada é de caráter qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, servindo como um suporte para refletir sobre a capacidade de pensar, criar, produzir e proporcionar momentos prazerosos e de aprendizagens no ambiente escolar. Constata-se que a música é um instrumento de aprendizagem interdisciplinar, com ela pode ser trabalhado diversas atividades, além de possuir um potencial para desenvolver diversas habilidades nas crianças. Os diálogos são de profissionais tanto da área pedagógica e da música, na qual vem somar para um estudo significativo, contribuinte e preciso no âmbito da pesquisa e para o conhecimento do leitor deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Maria dos Santos , Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Aurênia Pereira de França, Universidade Católica de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco – (UNICAP).

Referências

BRASIL, PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte/ Música, vol.6, Brasília: MEC/SEF,1997.

BRASIL, 1996. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Disponível em:basenacionalcomumcurricular.mec.gov.br.

MATEIRO, Tereza. D.K, et.al. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibp (2011). (Serie Educação musical).Música- wikiquote- Disponível site: https://pt.m.wikiquote.org. Acesso em 01 de novembro de 2022.

PONSO, Cao Caroline, “Música em diálogo”, ações interdisciplinares na educação infantil, (2013).

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil/ conhecimento de mundo.vol. 3, MEC/ SEF,1998.

SCHIRMANN, Keli. Fases de Desenvolvimento Humano segundo Jean Piaget, VI Congresso Nacional da Educação (2019), CONEDU. Disponível em google acadêmico.

ZAGONEL, Bernadete, “Brincando com música na sala de aula”, (2013).

OLIVEIRA, Luciana Simões de. A Importância da Música na Educação Infantil. Disponível em》 https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-musica-na-educacao-infantil.htm -Acesso: 12/11/2022.

ARAUJO, Kenia Kerlley Saraiva de. A Contribuição da Música para o desenvolvimento e Aprendizagem da criança. Disponível em 》https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-contribuicao-da-musica-para-desenvolvimento-e-aprendizagem-da-crianca.htm - Acesso em: 12/11/2022.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos