Educação Física: Os Benefícios para o Desenvolvimento Psíquico e Motor no Ensino Infantil

Autores

  • Jaciane Pereira da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3719

Palavras-chave:

Benefícios, Desenvolvimento, Educação física, Educação Infantil, Psicomototricidade

Resumo

Com um tema relevante para a Educação Infantil, seus educadores e seu público-alvo, este trabalho optou por analisar os benefícios das atividades físicas para o desenvolvimento infantil, englobando os aspectos psíquicos e motor e salientando a sua importância desde o início da infância, a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. A Educação Física na Educação Infantil proporciona o desenvolvimento das habilidades corporais. Sendo assim, evidenciou-se através do presente estudo a importância das atividades físicas para o processo de desenvolvimento psicomotor na educação infantil, pois as aulas bem planejadas da disciplina “Educação Física”, por meio de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, têm um papel fundamental para o desenvolvimento intelectual e motor dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciane Pereira da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases – LDB (Lei nº 9.394/1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.1996.

BRASIL, Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Brasília, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

CEZÁRIO, A.E.S. Influência da atividade física no desenvolvimento motor e rendimento escolar em crianças do Fundamental. Caucaia-CE, 2008.

FPM, Faculdade da Polícia Militar. Profissional de educação física: por que é tão importante para a escola e saúde? 19 de set. de 2019. Disponível em <https://blog.faculdadepm.edu.br/educador-fisico/>. Acesso em 20 de outubro de 2022.

GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOTANI, G.et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentalista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

HARROW, A. Taxionomia do Domínio Psicomotor: Manual para a elaboração de objetivos comportamentais em Educação Física. 2.ed. Rio de Janeiro: Globo, 1988.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: A Psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MATTOS, M.G. et al. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. 2.ed. São Paulo: Phorte, 1999.

NANNI, D. Dança Educação: Pré –escola à Universidade.2.ed. Rio de Janeiro:Sprint,1998.

NEIRA, Marcos. Professor de Educação Física não vai ensinar, mas sim tematizar. Revista Nova Escola. 2018. Disponível em novaescola.org.br/conteudo/12918/nunca-nenhum-professor-estara-atualizado-com-todas-as-praticas-corporais

PAYNE, G. V; ISAACS, D.L. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia, 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

PEREIRA, C.O. Estudo dos Parâmetros em Crianças de 02 e 06 anos de Idade na Cidade de Cruz Alta. Dissertação de mestrado (Ciências do Movimento Humano). Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC, 2002.

REDIVO, T. B. A evolução motora e somática de crianças de sete a oito anos de idade praticantes de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini. 2010.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROSA, M. R., et al. Desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas em crianças através da natação: dados preliminares. Revista Fafibe Online.Ano 01, Nº.01, 2005.

SCHMIDT R.A.; WRISBERG, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed, Artmed, 2001.

SCOPEL, R.S.; SOIZA, V.C.; LEMOS, S.M.A. A Influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: Revisão de Literatura. Revista CEFAC. Minas Gerais, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000139

WHITING, H.T.A.; Human movement and physical education. In: E. Hahn (ed.) Die Meschlich bewegung. Schondorf: Karl Hofmann, 1975.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão