Variações Linguísticas no ensino de Língua Portuguesa
Uma Análise da Coleção Português Contemporâneo Diálogo, Reflexão e Uso, Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3710Palavras-chave:
Variações linguísticas, Língua Portuguesa, Ensino Médio, Livro didático.Resumo
Nesta pesquisa, analisamos a presença das variações linguísticas na coleção Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, ensino médio, adotados pela Escola Aura Sampaio Parente Muniz, localizada na cidade de Salgueiro-Pe. O aporte teórico foi baseado nos estudos de Irande (2003), Geraldi (1984), Cesário e Votre (2013), Matellota (2003), Labov (2003), Bagno (2008), Travaglia (1996), Tarallo (2000) Sousa (2017), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. Para a análise do corpus, realizada nos volumes (I, II e III), ensino médio, consideramos as atividades advindas em cada volume, os textos e as definições acerca da temática. Os resultados obtidos por meio das análises apontam para uma disparidade entre os volumes. O volume I apresenta uma discussão pautada em conceitos e atividades contextualizadas, já os volumes II e III, não abordam o assunto em nenhuma seção de cada volume. Nesse sentindo, o livro didático é o principal instrumento que os professores utilizam no cotidiano escolar, contudo, alguns conteúdos cobrados, especialmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares não estão presentes nos três volumes.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo. Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.); KLEIMAN, Angela B....[et al]. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolingüística - Parte II. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (ed.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Cortez, 2001.
CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 1, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.
CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 2, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.
CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 3, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.
CEZARIO, Maria Moura; VOTRE, Sebastião. Sociolinguística. In: Manual de Linguística. MARTELOTTA, M. E. (org.) São Paulo: Contexto, 2013.
GERALDI, José. Wanderley. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MINAYO, Maria Cecília Souza de. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Thiago Soares de. A Sociolinguística e a questão da variação: um panorama geral. R. Letras, Curitiba, v. 19, n. 25, p. 01-18, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rl>. Acesso em: XXX. DOI: https://doi.org/10.3895/rl.v19n25.3168
POSSENTI, Sírio. Sobre o Ensino de Português na Escola. In: GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo, Feevale, 2013.
SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. A Argumentação no Ensino de Português: da produção à análise de artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro” em Milagres/CE. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) -Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2017.
TARALLO, Fernando. A pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 2000.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Érica dos Santos Vidal, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.