Variações Linguísticas no ensino de Língua Portuguesa

Uma Análise da Coleção Português Contemporâneo Diálogo, Reflexão e Uso, Ensino Médio

Autores

  • Érica dos Santos Vidal Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3710

Palavras-chave:

Variações linguísticas, Língua Portuguesa, Ensino Médio, Livro didático.

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos a presença das variações linguísticas na coleção Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, ensino médio, adotados pela Escola Aura Sampaio Parente Muniz, localizada na cidade de Salgueiro-Pe. O aporte teórico foi baseado nos estudos de Irande (2003), Geraldi (1984), Cesário e Votre (2013), Matellota (2003), Labov (2003), Bagno (2008), Travaglia (1996), Tarallo (2000) Sousa (2017), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo documental. Para a análise do corpus, realizada nos volumes (I, II e III), ensino médio, consideramos as atividades advindas em cada volume, os textos e as definições acerca da temática. Os resultados obtidos por meio das análises apontam para uma disparidade entre os volumes. O volume I apresenta uma discussão pautada em conceitos e atividades contextualizadas, já os volumes II e III, não abordam o assunto em nenhuma seção de cada volume. Nesse sentindo, o livro didático é o principal instrumento que os professores utilizam no cotidiano escolar, contudo, alguns conteúdos cobrados, especialmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares não estão presentes nos três volumes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica dos Santos Vidal, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo. Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (org.); KLEIMAN, Angela B....[et al]. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolingüística - Parte II. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (ed.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Cortez, 2001.

CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 1, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.

CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 2, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.

CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 3, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.

CEZARIO, Maria Moura; VOTRE, Sebastião. Sociolinguística. In: Manual de Linguística. MARTELOTTA, M. E. (org.) São Paulo: Contexto, 2013.

GERALDI, José. Wanderley. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MINAYO, Maria Cecília Souza de. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.

OLIVEIRA, Thiago Soares de. A Sociolinguística e a questão da variação: um panorama geral. R. Letras, Curitiba, v. 19, n. 25, p. 01-18, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rl>. Acesso em: XXX. DOI: https://doi.org/10.3895/rl.v19n25.3168

POSSENTI, Sírio. Sobre o Ensino de Português na Escola. In: GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo, Feevale, 2013.

SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. A Argumentação no Ensino de Português: da produção à análise de artigos de opinião sobre o “caso Francisca do Socorro” em Milagres/CE. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) -Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2017.

TARALLO, Fernando. A pesquisa Sociolinguística. São Paulo: Ática, 2000.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos