Educação em Saúde como Estratégia de Enfrentamento da Dengue: Um Relato de Experiência

Autores

  • Luan Cesar Correia Firmino Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Milena Nunes Alves de Sousa Sousa Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3707

Palavras-chave:

educação em saúde, atenção primária à saúde, dengue, promoção da saúde

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência das ações educativas contra o Aedes aegypti de um Residente em Medicina da Família e Comunidade, realizadas nos meses de março e abril de 2022, nos ambientes da unidade básica de saúde e escola da área. A intervenção promoveu ações de educação em saúde sobre vários aspectos da temática da dengue, criando novos espaços de conversações e interações, que incentivaram a população a multiplicar atitudes que visam evitar a disseminação da doença e potencializar a sua prevenção. Concluímos que foi possível por meio dessa vivência identificar fatores que interferem no adoecimento da população do território, planejar e executar ações de vigilância em saúde que contribuíram para a promoção e prevenção de saúde da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Cesar Correia Firmino, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

Médico residente do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

Milena Nunes Alves de Sousa Sousa, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

Doutora, Professora do Centro Universitário de Patos (UNIFIP).

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília, 2013.

BRASIL. Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016.

CAICEDO-BORRERO, Diana María et al. Development and Performance of Dengue Diagnostic Clinical Algorithms in Colombia. The American journal of tropical medicine and hygiene, v. 102, n. 6, p. 1226, 2020. DOI: https://doi.org/10.4269/ajtmh.19-0722. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7253082/. Acesso em: 02 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.4269/ajtmh.19-0722

CANÇADO, Myrella Silveira Macedo et al. Percepções de representantes de um comitê contra a dengue nas ações de educação em saúde, Goiás, Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, p. 94-99, 2014. DOI:10.1590/S0080-623420140000800015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/NBDsdbg4SPz87hbch6XRbZh/abstract/?lang=en. Acesso em: 2 jan. 2023.

CENTRO NACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA (BRAZIL). Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, Centro Nacional de Epidemiologia, 2005.

COLOMÉ, Juliana Silveira; OLIVEIRA, Dora Lúcia Leidens Corrêa de. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, p. 177-184, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000100020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/RsRgJZtGkxswmFbGXsprZQq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000100020

CHAVES, Maurício de Oliveira; EVANGELISTA, Maria do Socorro Nantua; FERNANDES, Fernanda Monteiro de Castro. Educação em saúde sobre o Aedes aegypti: relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0487.Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wKDpqZqJKRD9rX7wYDc6qMp/?lang=pt&format=html. Acesso em: 30 dez. 2022.

DA SILVA, Luiz Alberto Ruiz et al. O Arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Educação, v. 8, n. 3, p. 41-54, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274. Acesso em: 04 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54

DE LIMA, Isadora Carolina Calaça et al. Sexualidade na terceira idade e educação em saúde: um relato de experiência. Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.32811/25954482-2020v3n1p137. Disponível em: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/340. Acesso em: 07 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.32811/25954482-2020v3n1p137

DIAS, Ítala Keane Rodrigues et al. Ações educativas de enfrentamento ao Aedes Aegypti: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 231-242, 2022. DOI: 10.1590/1413-81232022271.33312020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/F3BmRZ5bBDSJLxYNpWjTwzp/abstract/?lang=ent. Acesso em: 04 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.33312020

HARAPAN, Harapan et al. Dengue: a minireview. Viruses, v. 12, n. 8, p. 829, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7472303/#__ffn_sectitle. Acesso em: 01 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/v12080829

MALECK, Marise et al. Educação antidengue:: Um relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 14, n. 26, p. 74-83, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p74. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6176201. Acesso em: 7 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p74

MARQUES, Carla Adriana; SIQUEIRA, Marluce Mechelli de; PORTUGAL, Flávia Batista. Avaliação da não completude das notificações compulsórias de dengue registradas por município de pequeno porte no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 891-900, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.16162018. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n3/891-900/. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.16162018

OLIVEIRA, Lucas Ferreira de et al. The contribution of academic nursing monitoring in clinical surgery on the student-monitor perspective. Res Soc Develop.[Internet], v. 9, n. 9, p. e489997374, 2020. DOI: DOI:https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7374. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7374. Acesso em: 20 jan. 2023.

DE OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão–GO, 2011.

PINTO, Eliana Goldman Santos Goldman et al. “DENGUE, AQUI O MOSQUITO NÃO VEM!”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 10, n. 1, p. 80-89, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/7592. Acesso em: 23 jan. 2023.

RANGEL-S, Maria Ligia. Dengue: educação, comunicação e mobilização na perspectiva do controle-propostas inovadoras. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, p. 433-441, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/k5JQVgY8gTfDjyc5q4QQVcw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 7 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000200018

RAAFAT, Nader; BLACKSELL, Stuart D.; MAUDE, Richard J. A review of dengue diagnostics and implications for surveillance and control. Transactions of The Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 113, n. 11, p. 653-660, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6836713/. Acesso em: 02 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1093/trstmh/trz068

SANTOS, Rodrigo Silva et al. Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviço-comunidade na prevenção da contaminação por Covid-19. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210047. Disponível: https://www.scielo.br/j/icse/a/xGVfRWNHMD5mMMh8sL8Tmjb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210047

SEABRA, Cícera Amanda Mota et al. Educação em saúde como estratégia para promoção da saúde dos idosos: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 22, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.190022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xmDgQQxDN4gPRWgTQHysZXn/?lang=pt&format=html. Acesso em: 7 jan. 2023.

SELVARAJOO, Sivaneswari et al. Knowledge, attitude and practice on dengue prevention and dengue seroprevalence in a dengue hotspot in Malaysia: A cross-sectional study. Scientific reports, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-020-66212-5. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-020-66212-5. Acesso em: 04 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-020-66212-5

TABOSA, Hamilton Rodrigues; PINTO, Virgínia Bentes; LOUREIRO, José Mauro Matheus. Análise de regularidades metodológicas em pesquisas brasileiras sobre comportamentos de uso e usuários da informação. Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información, v. 30, n. 70, p. 249-267, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ibbai.2016.10.011.Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187358X16300557. Acesso em: 7 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ibbai.2016.10.011

VASSIMON, Georgia. Escuta dos aprendizes por meio dos desenhos. Construção psicopedagógica, v. 21, n. 22, p. 132-140, 2013.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100009. Acesso em: 8 jan. 2023.

WILDER-SMITH, Annelies et al. Dengue. The Lancet (British Edition), v. 393, n. 10169, p. 350-363, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)32560-1. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0140673618325601. Acesso em: 18 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)32560-1

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Relato de Experiência