Ansiedade e Depressão em Universitários de Psicologia durante a Pandemia de Covid-19

Autores

  • Leidiane Carvalho de Aguiar Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Roberlandia Evangelista Lopes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ana Mara Farias de Melo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Hirley Rodrigues Magalhães Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Francisco Thiago Paiva Monte Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3673

Palavras-chave:

Saúde mental, Ansiedade, Depressão, Estudantes de psicologia, covid-19

Resumo

O artigo analisa os níveis de depressão e ansiedade dos universitários de Psicologia durante a pandemia por COVID-19. Estudo transversal, exploratório e descritivo que avaliou uma população de 530 alunos no município de Sobral-CE. Os dados foram coletados entre fevereiro e março de 2021. O primeiro foi um questionário que avaliou o perfil sociodemográfico da população. Para avaliação dos níveis de ansiedade e depressão, utilizou-se os questionários Generalized Anxiety Disorder Questionnaire (GAD-7) e Patient Health Questionnaire (PHQ-9). A prevalência de estudantes universitários com sintomas ansiosos foi de 38 %, enquanto que 39 % apresentaram sintomas de depressão. Fatores como nervosismo, ansiedade, irritação, desânimo, desalento e falta de esperança foram comportamentos predominantes quando avaliados os instrumentos. Percebe-se aumento significativo de ansiedade, depressão e estresse no público universitário no período pandêmico. Este estudo demonstra a ascendência da ocorrência de comportamentos ansiosos e depressivos entre os estudantes de Psicologia durante a pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiane Carvalho de Aguiar, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga. Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral- CE, Brasil. 

Roberlandia Evangelista Lopes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sobral- CE Brasil. 

Ana Mara Farias de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga, Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral- CE Brasil.

Ana Hirley Rodrigues Magalhães, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral- CE, Brasil.

Francisco Thiago Paiva Monte, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicólogo, Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral- CE, Brasil.

Referências

ANDRADE, Antonio dos Santos et al. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2016, v. 36, n. 4 [Acessado 16 Junho 2021] , pp. 831-846. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703004142015

BORDALO,A.A. Estudo transversal e/ou longitudinal. Rev. Para. Med., Belém , v. 20, n. 4, p. 5, dez. 2006 . Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-59072006000400001&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 10 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.5123/S0101-59072006000400001

BARTOLO, Ana; MONTEIRO, Sara; PEREIRA, Anabela. Factor structure and construct validity of the Generalized Anxiety Disorder 7-item (GAD-7) among Portuguese college students. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 33, n. 9, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00212716

BRITO et al. Sinais de depressão em estudantes dos cursos da área da saúde. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.1, p. 760-771- jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-066

COSTA, Barbara. Bola de Neve Virtual: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica. Revista Interdisciplinar da gestão social, v 07, n 01, jan abri, 2018.

COSTA, Pollyana; SILVA Fernanda; MACHADO Carla. Nível de atividade física e qualidade de vida dos estudantes de Fisioterapia de uma instituição privada de ensino superior. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas – 2018.

FREIRE, Heronilson; HOLANDA Virgínia. A expansão do ensino superior nas cidades médias do nordeste brasileiro. Encontro nacional de Geográfos, 2016.

FARO, A. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia. Campinas, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.146

GUNDIM, Vivian Andrade et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 35, 2021. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

LOPES, et al. Estudo sobre a qualidade de vida dos estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis, MT utilizando dados comportamentais. Biodiversidade - n.18, v.2, 2019.

MORALES,Victor; LOPEZ, Yanelixa. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n.3, Julho, p. 53-67, 2020. DOI: https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n7.p67-69

MALTONI, Juliana; DE CAMARGO PALMA, Priscila; NEUFELD, Carmem Beatriz. Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros. Psico, v. 50, n. 1, p. e29213-e29213, 2019.MOURÃO, Alexsandra; GAMA, Daniel; LEVANDOSKI Gustavo. Análise de fatoresmotivacionais em estudantes universitários que aderem a um programa de exercíciofísico. Revista Conexão UEPG, vol. 15, núm. 3, pp. 346-351, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29213

MUNIZ, Aline Benício; AMORIM, Lorraynne Moura de; ALVES, Shyrlleen Christieny Assunção. Perfil do Psicólogo Residente e Atuante em João Monlevade (MG): Perfil do Psicólogo Monlevadense. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003212944

PEDUZZI, Pedro. Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca. Agência Brasil, Brasília, 2020.

RIBEIRO, C.J.N, et al Intervenções de restrição de mobilidade social durante a pandemia da COVID- 19 e suas repercussões psicossociais no Brasil. Enferm. Foco 2020; 11 Especial: p. 179-181. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3412

RIBEIRO, G.C. et al. Bem-estar subjetivo e sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes brasileiros de ensino superior. In: XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018.

SPITZER, R. L.; Kroenke, K.; WILLIAMS. J. B. W. Validation and utility of a self-report version of PRIME-MD: the PHQ Primary Care Study. The Journal of the American Medical Association, 1994.

SPITZER, R. L.; Kroenke, K.; WILLIAMS. J. B. W. Validation and utility of a self-report version of PRIME-MD: the PHQ Primary Care Study. The Journal of the American Medical Association, 2002.

SOUZA Marcela; SOUZA Flávio. Avaliação dos hábitos alimentares dos Universitários de uma Instituição Privada de Ensino Superior no interior da Bahia. I Id on Line. Rev. Psic. V.10, N. 33. Janeiro/2017 . DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.618

SILVA, E. C.; TUCCI, A. M. Correlação entre Ansiedade e Consumo de Álcool em Estudantes Universitários. Revista Psicologia: Teoria e Prática. São Paulo, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p107-119

SOUSA, Luiza . Caracterização da clientela do serviço de psicologia de uma instituição de ensino superior pública. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, Vol. 4, nº 8, dezembro de 2019.

TORRES, A.C.M; COSTA, A.C.N; ALVES, L.R.G. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. Universidade Federal da Bahia, 2020, p. 01-11. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.640

WANG, Cuiyan et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 5, p. 1729, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17051729

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos