Análise do Processo Ensino-Aprendizagem na Disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3672

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Exame Físico, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar o processo ensino-aprendizagem na disciplina de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Estudo de corte transversal, com participação de 110 discentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do centro-sul do Ceará, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, organizado no Google Forms®, agrupados em planilha do Microsoft Excel® e analisados quanto a estatística descritiva e inferencial. Os discentes que debatiam ou eram proativos apresentaram médias na disciplina maiores do que aqueles que nunca o faziam. Esses reconheceram a relevância da disciplina na formação intelectual e sua essencialidade para a prática profissional, todavia atribuem um grau de dificuldade de médio a alto a disciplina. O processo ensino-aprendizagem na disciplina de semiologia e semiotécnica de enfermagem exige múltipla combinação de métodos pedagógicos que promovam o desenvolvimento de competências para atuação futura do enfermeiro, contemplando aprendizagem significativa e uso de metodologias ativas.

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Biografia do Autor

Lucas Dias Soares Machado, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – CE, Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, BR

Marcos Ryan Loiola Lima, Universidade Regional do Cariri

Discente de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – CE, Universidade Regional do Cariri, Iguatu, CE, BR

Pedro Lucas Ferreira Mota, Universidade Regional do Cariri

Discente de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – CE, Universidade Regional do Cariri, Iguatu, CE, BR

Thiáskara Ramile Caldas Leite, Hospital Regional do Cariri

Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – CE, Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte, CE, BR

Nayara Santana Brito, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – CE, Universidade Regional do Cariri, Iguatu, CE, BR

Maria Rocineide Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, BR

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Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos