Análise do Processo Ensino-Aprendizagem na Disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3672Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Exame Físico, Pesquisa em Educação de EnfermagemResumo
Objetivou-se analisar o processo ensino-aprendizagem na disciplina de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Estudo de corte transversal, com participação de 110 discentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do centro-sul do Ceará, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico, organizado no Google Forms®, agrupados em planilha do Microsoft Excel® e analisados quanto a estatística descritiva e inferencial. Os discentes que debatiam ou eram proativos apresentaram médias na disciplina maiores do que aqueles que nunca o faziam. Esses reconheceram a relevância da disciplina na formação intelectual e sua essencialidade para a prática profissional, todavia atribuem um grau de dificuldade de médio a alto a disciplina. O processo ensino-aprendizagem na disciplina de semiologia e semiotécnica de enfermagem exige múltipla combinação de métodos pedagógicos que promovam o desenvolvimento de competências para atuação futura do enfermeiro, contemplando aprendizagem significativa e uso de metodologias ativas.
Downloads
Referências
BASTOS, M.C.; CANAVARRO, D.A.; CAMPOS, L.M.; SCHULZ, R.S.; SANTOS, J.B.; SANTOS, C.F. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. REME - Rev Min Enferm, v.24, e-1335, 2020. DOI: 10.5935/1415.2762.20200072 DOI: https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200072
CARVALHO IS, NETO AVL, SEGUNDO FCF, CARVALHO GRP, NUNES VMA. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência. Rev Enferm UFSM, v.2, n.2, p.471-464, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/3212/3775 DOI: https://doi.org/10.5902/217976923212
GÁLVEZ ES, MILLA RT. Teaching Performance Evaluation Model: Preparation for Student Learning within the Framework for Teacher Good Performance. Propós. Represent, v.6, n.2, p.429-407, 2018. DOI: 10.20511/pyr2018.v6n2.236. DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.236
GÓMEZ, L.F.; VALDÉS, M.G. La evaluación del desempeño docente en la educación superior. Propós. Represent, v.7, n.2, p.479-515, 2019. DOI: 10.20511/pyr2019.v7n2.255 DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.255
MACEDO, I.L.J.; ZAMARIOLI, C.M.; CARVALHO, E.C. Critical incidents involving Semiology during practical activities of nursing undergraduates. Rev Bras Enferm, v.71, n.4, p.1572-9, 2018. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0364 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0364
MELO, E.B.M.; LEITE, M.C.F.; FILETTI, F.M.; OLIVEIRA, E.R.A.; FURIERI, L.B.; FIORESI, M. Uso de tecnologias no ensino de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Rev baiana enferm, v.33, e33859, 2019. DOI: 10.18471/rbe.v33. 33859 DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33859
MELO, G.S.M.; TIBÚRCIO, M.P.; FREITAS, C.C.S.; VASCONCELOS, Q.L.D.A.Q.; COSTA, I.K.F.; TORRES, G.V. Semiologia e semiotécnica da enfermagem: avaliação dos conhecimentos de graduandos sobre procedimentos. Rev Bras Enferm, v.70, n.2, p.249-56, 2017. DOI: 10.1590/0034-7167-2016-0417 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0417
MOLIN, T.D.; OLIVEIRA, J.L.C.; TONINI, N.S.; OLIVEIRA, R.M.; SOUZA, R.F., ANCHIETA, D.W.; SILVA, G.K.T. Comportamento proativo de enfermeiros hospitalares: comparação entre cargos. Cogitare enferm, v. 24, e58174, 2019. DOI: 10.5380/ce.v24i0.58174. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58174
OLIVEIRA, D.A.L.; SILVA, J.C.B. Procedimento Operacional Padrão aplicado ao ensino de semiologia e semiotécnica em enfermagem: relato de experiência. Revista Enfermagem Digital Cuidade e Promoção da Saúde, v.3, n.2, p.42-46, 2018. DOI: 10.5935/2446-5682.20180007 DOI: https://doi.org/10.5935/2446-5682.20180007
PALHETA, A.M.S.; CECAGNO, D.; MARQUES, V.A.; BIANA, C.B.; BRAGA, L.R.; CECAGNO, S.; MOURA, P.M.M.; PORTO, A.R. Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional. Interface comunicação, saúde, educação, v.24, e190368, 2020. DOI: 10.1590/Interface.190368. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.190368
PEREIRA, V.H.; TORRES, L.N.; RODRIGUES, N.M.; MONTEIRO, D.A.T.; MORAES, J.T.; PEREIRA-ÁVILA, F.M.V.; SANTOS, M.A.; GIR, E.; MALAGUTI-TOFFANO, S.E.M. Cumprimento às precauções-padrão por profissionais de enfermagem e fatores associados. Esc Anna Nery, v.25, n.3, e20200193, 2021. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0193 DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0193
PORTO, A.R.; DALL’AGNOL, C.M. Análise da proatividade da enfermagem em um hospital universitário público. Acta Paul Enferm, v.29, n.5, 2016. DOI: 10.1590/1982-0194201600083 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0194201600083
RAMIREZ, P.T.; AGUI, M.L.O.; MUÑOS, M.A.C.; ALANIA, G.L.H.; MORALES, C.V.M. Satisfacción laboral y desempeño académico universitario. InterCambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, v. 7, n.2, p.66-78, 2020. DOI: 10.2916/inter.7.2.8.
SANTOS FILHO, S.B.; SOUZA, K.V. Metodologia para articular processos de formação-intervenção-avaliação na educação profissional em enfermagem. Ciên, Saúde Colet, v.25, n.1, p.79-88, 2019. DOI: 10.1590/1413-81232020251.28322019 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28322019
SANTOS, T.R. DOS.; SOARES, L.G.; MACHADO, L.D.S.; BRITO, N.S.; PALÁCIO, M.A.V.; SILVA, M.R.F. DA. Uso de aplicativos móveis no processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev. baiana enferm, v.35, 2020. DOI: 10.18471/rbe.v35.37136 DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37136
TIPPLE, A.F.V.; SÁ, A.S.; MENDONÇA, K.M.; SOUSA, A.C.S.; SANTOS, S.L.V. Technique of the simple hands washing: The practical between nursing academics. Ciencia y Enfermeria, v.16, p.49-58, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/292851861_Technique_of_the_simple_hands_washing_The_practical_between_nursing_academics
VARANDA, P.A.G.; AMESTOY, S.C.; SILVA, G.T.R.; BACKES, V.M.S.; TRINDADE, L.L.; BÁO, A.C.P. Práticas pedagógicas adotas por docentes na formação de enfermeiros-líderes. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v.11, e4239, 2021. DOI: 10.19175/recom.v11i0.4239 DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239
VIEIRA, K.M.; POSTIGLIONI, G.F.; DONADUZZI, G.; PORTO, C.S.; KLEIN, L.L. Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD em Foco, v.10, n.3, p.e1147, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i3.1147 DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Dias Soares Machado, Marcos Ryan Loiola Lima, Pedro Lucas Ferreira Mota, Thiáskara Ramile Caldas Leite, Nayara Santana Brito, Maria Rocineide Ferreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.