A Importância da contação de histórias do desenvolvimento das crianças da Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3668Palavras-chave:
Criatividade, conhecimento, lúdico, imaginaçãoResumo
O presente trabalho objetivou compreender o quão fundamental é o uso de contações de histórias no ambiente escolar , analisando também as diferentes formas que podem ser realizadas ,com o intuito de levar conhecimento e conhecer melhor o quão eficaz é a Ludicidade na vida das crianças. O objetivo principal foi despertar ainda mais a imaginação das crianças, deixando-as interagir e se expressar durante toda a atividade. O trabalho mostra algumas das infinitas formas de inovar na sala de aula, despertando a curiosidade dos estudantes, os mesmos mostraram interesse e tiveram atenção durante toda a vivência. Conclui-se então que o objetivo foi alcançado, mostrando que um bom planejamento acompanhado de um bom contador é suficiente para despertar o interesse do aluno pela leitura, é uma forma poderosa e encantadora de ensinar e também de aprender, sendo também essencial para a oralidade dos alunos.
Downloads
Referências
BOCCATO, V. R. C., Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf .Acesso em: 15 out.2022.
BEDRAN, B., A arte de cantar e contar histórias. Nova Fronteira, 2013.
CONCEIÇÃO, J. S., SANTOS, J. F. D., SOBRINHA, M. C. A. M.,& OLIVEIRA, M. A. R., A importância do planejamento no contexto escolar. Faculdade São Luís de França. v. 4, 2019. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO.pdf. Acesso em: 20 out.2022.
MACEDO, L. D.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C., Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Artmed Editora, 2009.
MENEGOLLA, M.; SANT'ANNA, I. M., Por que planejar? Como planejar?: currículo, área, aula. Vozes Limitada, 2011.
NILES, R. P.; SOCHA, K., A importância das atividades lúdicas na educação infantil. Ágora: Revista de divulgação científica, v. 19, n. 1, p. 80-94, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/350.Acesso em: 22 out.2022. DOI: https://doi.org/10.24302/agora.v19i1.350
PACCA, J. L. D. A., A Lei Da Inércia: Planejamento Pedagógico e Aprendizagem. Curitiba-PR, Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018.
PESCE, L.; M. A.D; CLAUDIA, B., Pesquisa qualitativa. Revista de FAEEBA- Educação e contemporaneidade,v.22,n.40,p.19-29,2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/download/7435/4798. Acesso em:15 out.2022.
PIOVESAN, A.; TEMPORINI, E. R., Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/?fo. Acesso em: 15 out.2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000400010
REGATIERI, L. D. P. R., Didatismo na contação de histórias. Rev em extensão, v. 7, n. 2, p. 30-40, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download/20511/10942/0. Acesso em: 25 out.2022.
ROLOFF, E. M., A importância do lúdico em sala de aula. X Semana de Letras, v. 70, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf .Acesso em: 22 out.2022.
SALOMÃO, H. A. S.; MARTINI, M.; JORDÃO, A. P. M., A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de psicologia, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/download/45739376/A0358.pdf .Acesso em: 22 out.2022.
SANT'ANNA, I. M. Didática-Aprender a ensinar. Loyola, 1997.
SANTOS, R. M. D., A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil. 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71970 . Acesso em: 25 out.2022.
SANTOS, V. F. A prática da contação de histórias como desenvolvimento de narrativas. 2020. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/28175. Acesso em: 25 out.2022.
SILVA, L. D. C.; ORDINE, Y. O. T. Planejamento docente-estratégias e ações coletivas para o sucesso da aprendizagem: Estratégias e ações coletivas para o sucesso da aprendizagem. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marília Vanessa da Silva, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.