A Importância da contação de histórias do desenvolvimento das crianças da Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3668Palavras-chave:
Criatividade, conhecimento, lúdico, imaginaçãoResumo
O presente trabalho objetivou compreender o quão fundamental é o uso de contações de histórias no ambiente escolar , analisando também as diferentes formas que podem ser realizadas ,com o intuito de levar conhecimento e conhecer melhor o quão eficaz é a Ludicidade na vida das crianças. O objetivo principal foi despertar ainda mais a imaginação das crianças, deixando-as interagir e se expressar durante toda a atividade. O trabalho mostra algumas das infinitas formas de inovar na sala de aula, despertando a curiosidade dos estudantes, os mesmos mostraram interesse e tiveram atenção durante toda a vivência. Conclui-se então que o objetivo foi alcançado, mostrando que um bom planejamento acompanhado de um bom contador é suficiente para despertar o interesse do aluno pela leitura, é uma forma poderosa e encantadora de ensinar e também de aprender, sendo também essencial para a oralidade dos alunos.
Downloads
Referências
BOCCATO, V. R. C., Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf .Acesso em: 15 out.2022.
BEDRAN, B., A arte de cantar e contar histórias. Nova Fronteira, 2013.
CONCEIÇÃO, J. S., SANTOS, J. F. D., SOBRINHA, M. C. A. M.,& OLIVEIRA, M. A. R., A importância do planejamento no contexto escolar. Faculdade São Luís de França. v. 4, 2019. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/A-IMPORTANCIA-DO-PLANEJAMENTO.pdf. Acesso em: 20 out.2022.
MACEDO, L. D.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C., Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Artmed Editora, 2009.
MENEGOLLA, M.; SANT'ANNA, I. M., Por que planejar? Como planejar?: currículo, área, aula. Vozes Limitada, 2011.
NILES, R. P.; SOCHA, K., A importância das atividades lúdicas na educação infantil. Ágora: Revista de divulgação científica, v. 19, n. 1, p. 80-94, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/350.Acesso em: 22 out.2022. DOI: https://doi.org/10.24302/agora.v19i1.350
PACCA, J. L. D. A., A Lei Da Inércia: Planejamento Pedagógico e Aprendizagem. Curitiba-PR, Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018.
PESCE, L.; M. A.D; CLAUDIA, B., Pesquisa qualitativa. Revista de FAEEBA- Educação e contemporaneidade,v.22,n.40,p.19-29,2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/download/7435/4798. Acesso em:15 out.2022.
PIOVESAN, A.; TEMPORINI, E. R., Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/?fo. Acesso em: 15 out.2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000400010
REGATIERI, L. D. P. R., Didatismo na contação de histórias. Rev em extensão, v. 7, n. 2, p. 30-40, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download/20511/10942/0. Acesso em: 25 out.2022.
ROLOFF, E. M., A importância do lúdico em sala de aula. X Semana de Letras, v. 70, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf .Acesso em: 22 out.2022.
SALOMÃO, H. A. S.; MARTINI, M.; JORDÃO, A. P. M., A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de psicologia, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/download/45739376/A0358.pdf .Acesso em: 22 out.2022.
SANT'ANNA, I. M. Didática-Aprender a ensinar. Loyola, 1997.
SANTOS, R. M. D., A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil. 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71970 . Acesso em: 25 out.2022.
SANTOS, V. F. A prática da contação de histórias como desenvolvimento de narrativas. 2020. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/28175. Acesso em: 25 out.2022.
SILVA, L. D. C.; ORDINE, Y. O. T. Planejamento docente-estratégias e ações coletivas para o sucesso da aprendizagem: Estratégias e ações coletivas para o sucesso da aprendizagem. São Paulo: Saraiva Educação SA, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marília Vanessa da Silva, Maricélia Félix Andrade Bringel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.