A Educação de Jovens e Adultos no Sistema Prisional: O Olhar do Professor sobre os Alunos Detentos e as Expectativas quanto ao Estudo e Vida Pós Prisão

Autores

  • Yara Patrycia de Amorim Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3659

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Práticas docentes, Ressocialização, Sistema Prisional

Resumo

O presente trabalho aborda um tema relevante para o mundo acadêmico e social, por se tratar da Educação de Jovens e Adultos dentro do Sistema Prisional. Seu principal objetivo é conhecer  através do olhar do professor, quais são as expectativas de seu aluno detento, quanto ao seu futuro educacional e a vida pós prisão. Teoricamente, está fundamentado em pesquisas já publicadas na internet, em livros e revistas. Autores como: Constituição Federal (1988), Assis (2007), Tavares & Menandro (2004), Lei de Execuções Penais (1976), Moreira (2007) e outros, embasaram a fundamentação do trabalho. Com método qualitativo, realizou-se uma entrevista individual estruturada com duas professoras da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) atuantes dentro do sistema prisional de Salgueiro-PE. Após análise dos dados, através do olhar do professor, evidenciou-se principalmente que a maioria dos alunos vivem sem nenhuma expectativa relacionada aos estudos, considerando não adiantar mais estudar e que a oportunidade para se conquistar um futuro através da educação, já passou. Para os professores, as aulas acontecem em meio às desconfianças do ambiente e prejudicadas pela falta de recursos tecnológicos, os quais não podem ser usados dentro da prisão. Conclui-se que, mesmo com tantos desafios enfrentados por professores e detentos, é relevante levar a educação para um ambiente onde a maioria dos sonhos deixaram de ser almejados, mas ainda existem os que pretendem continuar os estudos e ser ressocializado.

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Referências

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos