Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v17i65.3652

Palavras-chave:

Indicadores educacionais, Matriz Curricular, Ensino Superior

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a situação dos alunos vinculados às matrizes anteriores aos atuais Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação do <<omitido para a revisão>>, << Campus omitido para a revisão>>. Para isso, foi realizado um levantamento em dois sistemas de ensino adotados na instituição: <<omitido para a revisão>> e <<omitido para a revisão>>, em que foram analisados os indicadores de permanência e êxito propostos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC e pela Organização Acadêmica da Instituição de Ensino. Os resultados apontaram um quantitativo relevante de alunos vinculados a essas matrizes, os quais precisam de orientação pedagógica em relação aos seus percursos formativos, para que possam concluir de forma exitosa seus cursos de graduação.

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Biografia do Autor

Gibran, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009), especialização em Direito Administrativo pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), mestrado em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

João Sedraz, Universidade Federal do Vale do são Francisco

Possui graduação em Engenharia Mecânica  pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, especialização em Educação a Distância (SENAC/AL), mestrado e Doutorado em Ciência da Computação Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Foi professor da Universidade Federal da Bahia e, atualmente, é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde desenvolve projetos nas áreas de Tecnologia Educacional, Mineração de Dados Educacionais, Machine Learning, Learning Analytics, Chatbots e de Tecnologia da Informação aplicada à gestão pública. Na Univasf, também, coordenou a implantação dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, exerceu funções de Diretor de Planejamento e Ensino, Pró-Reitor de Ensino, Coordenador UAB, Coordenador do Telessaúde, Secretário de Educação a Distância, Coordenador de Mestrado Profissional e Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. É membro do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais (Evante) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (Univasf).

Augusto Santana, Universidade Federal do Vale do são Francisco

Especialização em andamento em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestrado Profissional em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP). Especialização em Neuropsicopedagogia pela FACESP. Bacharel em Ciências Farmacêuticas pela UNIVASF. Farmacêutico da Agência Municipal de Vigilância Sanitária do Município de Petrolina (Pernambuco) desde 2018. Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Petrolina vinculado ao Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (2020 - 2021). Mestre de Reiki (Nível 3A Usui e Nível II Karuna) com formação em Hipnose e Psicoterapia. Atuo principalmente nas seguintes vertentes da área: Vigilância Sanitária, Saúde Pública, Saúde da Família, Atenção Farmacêutica, Serviços Farmacêuticos, Neuropsicopedagogia e Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Pessoalmente, acredito que o processo saúde-doença-adoecimento deve ser pensado (e ressignificado), de modo que o ponto de partida deve levar em consideração os diversos campos que compõem a entidade bio-psico-social denominada ser humano, onde o raciocínio envolve (mas não se limita a) processos e fenômenos de natureza bio-físico-química. Embasado em pensadores da atualidade, como Edgar Morrin, acredito e trilho um caminho que visa não apenas a inserção das PICs no contexto da Atenção Básica à saúde, mas também sua inserção e diálogo no âmbito das universidades. 

Eliene, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Possui graduação em PEDAGOGIA (1987) pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO, especialização em Alfabetização pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, em andamento. É professora em exercício da Rede Estadual de Educação de Pernambuco desde o ano de 2006 aos dias atuais; Coordenou os cursos de Especialização pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Jovens e Adultos - PROEJA (2006 a 2009 - MEC/ IFSertãoPE). Atuou como pedagoga em cursos do ensino médio integrado (IF Sertão-PE Campus Petrolina), e como Coordenadora de cursos de ensino médio Integrado, na modalidade EJA (2007 - IF Sertão-PE). Atuou no período de 2011-2016 no cargo de Coordenadora Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC, no âmbito do IF Sertão-PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas para a Educação, Gestão da Educação Profissional e Projeto Político Pedagógico de Cursos Técnicos; Atua principalmente em atividades de gestão do ensino através da oferta de cursos de formação inicial e continuada, de cursos do ensino médio integrado e de cursos técnicos subsequentes ou concomitantes ao ensino médio. Atualmente é membro do Núcleo Pedagógico da Pró-reitoria de Ensino do IF Sertão-PE

Vanderlan, Universidade Federal do Vale do são Francisco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei - FECR, Especialização em Docência do ensino superior pela Faculdade Wenceslau Bráz - FWB. Língua Brasileira de Sinais (UFPI) e Biologia vegetal pela Faculdade Alfa América, Mestrado em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido com ênfase em Organizações e Sociedade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Possui experiência na educação Básica e Superior. Atualmente é professor de S/L , exercendo a função de Coordenador Pedagógico - Seduc PI, Professor Tutor e Professor Formador do CEAD/UFPI. também faz parte do grupos de pesquisas "Ensino de Ciências e Biologia: novas perspectivas de discussões da UFPI/CSHNB e DataEnem - Grupo de Análise de Dados do Enem - UNIVASF/Petrolina. Áreas de interesse: Tecnologias da comunicação e informações, Educação e Novas Teccnologias, formação de professores, Educação Especial, Língua Brasileira de Sinais, Tecnologias Assistivas. Etnobiologia e Ensino de ciências e Biologia.

Referências

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Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos