Serviços de Psicologia da Clínica Escola da UEPB: Uma Análise da Satisfação dos Usuários / Psychology Services of the School Clinic of UEPB: An Analysis of User Satisfaction

Autores

  • Arthur Marcel Campos Arruda Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Bárbara Vitória Pereira de Sousa Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Camila dos Santos Ferreira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Gustavo Albuquerque Dias Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Janaína Leandro Ferreira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Márcia Novaes Pereira do Nascimento Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Rayssa Jaine Silva de Albuquerque Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
  • Jadcely Rodrigues Vieira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3263

Palavras-chave:

Clínica-Escola, Satisfaçao dos usuários, Atendomento psicológico

Resumo

Resumo: Este estudo objetivou conhecer a satisfação dos usuários no serviço de atendimento psicológico na Clínica – Escola da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2019. Os resultados obtidos referentes à análise com os usuários da Clínica Escola de Psicologia da UEPB, levaram a percepção de que, dentre as dificuldades encontradas pelos  alunos, foram destacadas as problemáticas advindas de questões estruturantes, as quais dizem respeito ao funcionamento da clínica, tais como, a mudança de estagiários, disponibilidade de horário restrita, divulgação do serviço ofertado, bem como, quantidade reduzida de estagiários e profissionais. Entretanto, averiguaram-se, também, reclamações que estão estreitamente relacionadas a uma possível falta de conhecimento acerca da práxis do profissional de Psicologia, uma vez que, dentre as respostas obtidas, havia uma insatisfação frente ao posicionamento do estagiário, desse modo, configurando como sendo uma demanda do paciente em si ao invés de uma falha no sistema de funcionamento da clínica.

 Palavras-chave: Clínica-Escola; Satisfaçao dos usuários; Atendomento psicológico.

 

Abstract:This study aimed to know the satisfaction of users in the psychological care service at the Clinic - School of the State University of Paraíba, in 2019. The results obtained from the analysis with users of the Clinical School of Psychology at UEPB, led to perception that, among the difficulties encountered by the students, the problems arising from structuring issues were highlighted, which concern the functioning of the clinic, such as the change of trainees, availability of restricted hours, dissemination of the service offered, as well as the quantity reduced number of interns and professionals. However, it was also investigated complaints that are closely related to a possible lack of knowledge about the praxis of the Psychology professional, since, among the responses obtained, there was dissatisfaction with the intern's position, thus configuring as being a demand of the patient itself rather than a failure in the clinic's operating system.

Keywords: Clinic-School; User satisfaction; Psychological care.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila dos Santos Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Gustavo Albuquerque Dias, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Janaína Leandro Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Márcia Novaes Pereira do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Rayssa Jaine Silva de Albuquerque, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

1 Discente daUniversidade Estadual da Paraíba – UEPB. Campina Grande – PB.

Jadcely Rodrigues Vieira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

2 Doutora em Psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Docente na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). [email protected].;


Referências

AMARAL et al. Serviços de Psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco – SP – Brasil. Boletim de Psicologia, 2012, Vol. LXII, Nº 136: 37-52.

BATISTA, Miriam Delmondes; MARANHÃO, Thércia Lucena G.; OLIVEIRA, Gislene Farias de.

Suicídio em jovens e adolescentes: uma revisão acerca do comportamento suicida, sua principal causa e considerações sobre as formas de prevenção. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.40, p.705- 719. ISSN: 1981-1179.

BOLCONTE, Iara Soares. Perfil do público das clínicas-escola de Psicologia do Brasil: uma revisão. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curdo de graduação em Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.

BORGES, Marco Henrique. Eficiência, Eficácia e Efetividade para Execução de Políticas Públicas Sustentáveis: Um Estudo de Caso no Ministério da Cultura, 2014. Disponível em:<http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12647/1/2014_MarcoHenriqueNogueiradeMenezesB orges.pdf>. Acesso em: 06 de abril de 2019.

CERIONI, Rita Aparecida Nicioli & HERZBERG, Eliana. Expectativas de Pacientes acerca do Atendimento Psicológico em um Serviço-Escola: da Escuta à Adesão. Psicologia: Ciência e Profissão Jul/Set. 2016 v. 36 n°3, 597-609.

CHAMMAS, D. Triagem estendida: um modo de recepção de clientes em uma clínica- escola de Psicologia. 2009. Disponível em:<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-08032010-151628/en.php>.

Acesso em: 12 de abril de 2019.

SANO, Hironobu; FILHO, Mário Jorge França Montenegro. As Técnicas de Avaliação da Eficiência, Eficácia e Efetividade na Gestão Pública e sua Relevância para o Desenvolvimento Social e das Ações Públicas, 2013. Editora Unijuí. N. 22. P. 35- 61.Disponível em:

<https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/186>. Acesso em: 06 de abril de 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Relato de Experiência