A Ludicidade na Educação Infantil: Processos de Ensino e Aprendizagens como forma de Educar / Playfulness in Early Childhood Education: Teaching and Learning Processes as a way to educate

Autores

  • Dannyelly da Silva Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3262

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino-Aprendizagem, Ludicidade, Educar.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa discorre sobre analisar a ludicidade na educação infantil como processos de ensino aprendizagem como forma de educar e apresenta como objetivos específicos: Descrever o conceito de lúdico; Compreender a importância do lúdico no ensino infantil e Demonstrar a aplicação do lúdico nas salas de aulas. Apresenta uma problemática com o seguinte questionamento: Quais as metodologias lúdicas utilizadas no ensino escolar infantil? Desse modo, buscamos analisar e contextualizar as diferentes perspectivas lúdicas aplicadas em sala de aula, através de um estudo bibliográfico de base qualitativa, exploratória e de método dedutivo, explicitamos a necessidade de trabalhar o lúdico nos anos iniciais da educação infantil como um despertar para o processo ensino-aprendizagem. O estudo em pauta está embasado nos seguintes autores: Rodrigues (2013); Kishimoto (2003) Moratori (2003); Moyles (2002) entre outros. Este estudo a partir das bases bibliográficas renomadas para a formação do docente e também contribuições ao meio acadêmico, busca-se explicitar o quão importante é o desenvolvimento de atividades dinâmicas contextualizadas com o nível educacional (educação infantil). É perceptível que o docente precisa dispor de metodologias atuais e de maneiras dinâmicas para expor e compartilhar seus conhecimentos as crianças. Tendo em vista o avanço frequentemente das tecnologias, vale ressaltar que o processo ensino-aprendizagem deve estar condizente com o uso de tecnologias em sala de aula, sendo pertinente a exposição de que os conheciementos de sala de aula vão além da escola, implicando na construção e formação da criança enquanto cidadão.

 Palavras-Chave: Educação Infantil. Ensino-Aprendizagem. Ludicidade. Educar.


Abstract: This research discusses the analysis of playfulness in early childhood education as teaching-learning processes as a way of educating and presents the following specific objectives: Describe the concept of playfulness; Understand the importance of play in early childhood education and Demonstrate the application of play in the classroom. It presents a problem with the following question: What are the playful methodologies used in children's school education? Thus, we seek to analyze and contextualize the different playful perspectives applied in the classroom, through a bibliographical study based on qualitative, exploratory and deductive methods. teaching-learning process. The need to work with playfulness in the early years of childhood education as an awakening for the teaching-learning process will be explicited. The study in question is based on the following authors: Rodrigues (2013); Kishimoto (2003) Moratori (2003); Moyles (2002) among others. This study, based on renowned bibliographic bases for teacher education and also contributions to the academic environment, seeks to explain how important it is to develop dynamic activities contextualized with the educational level (early childhood education). It is noticeable that teachers need to be able to use current methodologies and dynamic ways to expose and share their knowledge with children. In view of the frequent advancement of technologies, it is noteworthy that the teaching-learning process must be aligned with the use of technologies in the classroom, and it is pertinent to expose that classroom knowledge goes beyond the school, implying the construction and training the child as a citizen.

Keywords: Early Childhood Education. Teaching-Learning. Playfulness. To educate.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dannyelly da Silva Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

Referências

BORGES, Regina Maria R.; SCHWARZ, Vera Regina K. O Papel dos jogos educativos no processo de qualificação de professores de Ciências. In: Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola, 4.2005. Porto Alegre: UNIVATES, 2005.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FERNANDES, Arlete M.M.; MARINHO, Gisanne de O.; BATISTA, Miriam D.; OLIVEIRA, Gislene F. O Construtivismo na Educação. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.40, p.138-150. ISSN: 1981-1179.

GONÇALVES, Lady Jane; COSTA, Célia Regina Bernardes. O Brincar na Educação Infantil como um Ato de Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 02, Vol. 01, pp. 175-186, Fevereiro de 018.

KAMILA, A.P.F. A estimulação psicomotora na aprendizagem infantil. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente1(1):30-40, mai-out, 2010.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? 2003. 33f. Trabalho Conclusão de Curso (Mestrado em Informática Aplicado a Educação) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. 2013. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2013.

SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0358.pdf

SILVA, Antônia Pereira. Importância dos jogos/brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física. 2007. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Esporte Escolar) –Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

SILVEIRA, Sidnei Renato; BARONE, Dante Augusto Couto. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. In: Congresso RIBIE, 4.1998. Brasília: Rede Iberoamericana de Informática Educativa, 1998.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Comment