Formação Continuada de Professores no Uso de Tecnologias Digitais / Continuous Teacher Training in The Use of Digital Technologies

Autores

  • Camila Santos dos Santos UNINASSAU
  • Maria Antonieta Pereira Tigre Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3232

Palavras-chave:

Formação Continuada, Novas Metodologias. Tecnologias Digitais.

Resumo

Resumo:O presente trabalho, busca analisar qual(is) formação(ões) os professores têm atualmente na área das tecnologias digitais e como integram ferramentas digitais às práticas pedagógicas. Os objetivos da pesquisa são: identificar nas produções literárias possíveis etapas de uma formação continuada; investigar nos questionários obtidos com a pesquisa de campo quais os motivos que impedem a formação continuada e descrever o perfil dos professores, além de analisar as informações colhidas no questionário. Para isso, foi realizado um estudo de campo com professores da educação básica de Vitória da Conquista – BA. Como uma pesquisa do tipo exploratória, houve levantamento bibliográfico, entrevistas e exemplos que estimulam a compreensão do assunto. Pode-se concluir que ainda é presente a desqualificação dos docentes quanto ao uso das tecnologias educacionais e que estes carecem de formação continuada, sendo algo preocupante levando em conta o momento atual, onde há imersão total das tecnologias na prática docente.

 

 Palavras – chave: Formação Continuada; Novas Metodologias. Tecnologias Digitais.

 

 

Abstract: This paper seeks to analyze what training(s) teachers currently have in the area of digital technologies and how they integrate digital tools into pedgogical practices. The research objectives are: to identify possible stages of continuing education in literary productions; investigate, in the questionnaires obtained from the field research, which are the reasons that prevent continuing education and describe the profile of teachers, in addition to analyzing the information collected in the questionnaire. For this, a field study was carried out with basic education teachers from Vitória da Conquista – BA. As exploratory research, there was a bibliographic survey, interviews and examples that stimulate the understanding of the subject. It can be concluded that the disqualification of teachers regarding the use of educational technologies is still present and that they lack continuing education, which is a concern considering the current moment, where there is total immersion of technologies in teaching practice.

 


Keywords: Continuing Education; New Methodologies. Digital Technologies.

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Santos dos Santos, UNINASSAU

Graduanda – discente do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). E-mail: [email protected]. Vitória da Conquista-Bahia, Brasil.

Maria Antonieta Pereira Tigre, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)


2]Professora – orientadora docente do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: [email protected]. Vitória da Conquista – Bahia, Brasil.Almeida

Referências

ALMEIDA, Maria Antonieta; AZEVEDO, Beatriz. Os Desafios que os Professores Encontram ao Incluir as Novas Tecnologias no Processo de Ensino. Educação (Re) Criação. João Pessoa: Ideia, 2021. p. (110-134).

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

Educação (re)criação [recurso eletrônico] / Fernando Abath Cananéa, organizador. – João Pessoa: Ideia, 2021. 4.4mb.:il.

FEITOSA, Girlene. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. 1. ed. – Jundiaí [SP]: Paco Editorial, 2019. 200p.: il.; 21cm.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo. Atlas, 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva. Epistemologia e práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2018.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos