As Abordagens Educacionais: Consequências da Metodologia Fônica na Educação de Surdos / Educational Approaches: Consequences of Phonic Methodology in Education of the Deaf

Autores

  • Rodrigo Brito de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. E-mail: [email protected]; http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Elenira Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Leoric Fernandes Teotônio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3190

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Libras, Método Fônico

Resumo


Resumo: O presente artigo tem como objetivo esclarecer a importância do ensino/instrução em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, focando nas metodologias educacionais para alunos surdos da educação básica brasileira. Principalmente, expondo as abordagens utilizadas desde o Congresso de Milão em 1880, em que a proibição da Língua de Sinais foi constituída e, substituída pelo método Oralista. Deste modo, fazendo uma análise da tentativa do governo atual em aplicar o Método Fônico na educação de surdo. Assim, podemos apontar segundo Goldfeld que, o Oralismo percebe a surdez como uma deficiência, desprezando a Língua de Sinais e a cultura surda, impondo a cultura ouvinte e a Língua Oral, tentando a todo momento normalizar o sujeito surdo a personalidade ouvinte. Sob o mesmo ponto de vista, Skliar afirma que as práticas oralistas de normalização, foram violentas para controlar, separar e negar a comunidade surda, a língua de sinais, a identidade surda e as experiências visuais dos surdos. Entendemos a proposta do Método Fônico como retrocesso na educação de surdos, em que a criança através dos sons de cada letra, será exposta a repetições sonoras, leituras labiais e orofaciais. Destarte, interpretamos esse o Método Fônico como a chegada do novo Oralismo, em que a história e as experiências no processo de educação dos surdos foram ineficientes para o desenvolvimento educacional e cultural dos indivíduos surdos. Levando, em consideração aos avanços de políticas públicas nos últimos anos para surdos, esse Método Fônico anularia o processo histórico de luta da comunidade surda no país e além disso, desrespeitaria uma extensa legislação que assegura aos surdos uma educação baseada em suas características linguísticas.

Palavras-Chave: Educação de Surdos; Libras; Método Fônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Brito de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. E-mail: [email protected];

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Elenira Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. E-mail: [email protected];

Leoric Fernandes Teotônio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. E-mail: [email protected].







Referências

BRASIL. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D9765.htm. Acessado em 10 de Dez. 2019.

CAPOVILLA, F. C. Filosofias Educacionais em relação ao surdo: Oralismo à Comunicação Total ao Bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, nº. 1, 2000, p. 99 – 116.

CICCONE, M. Comunicação total: Introdução, estratégias a pessoa surda. 2ª ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1996.

CRUZ, C. R. Consciência fonológica na Língua de Sinais Brasileira (Libras) em crianças e adolescentes surdos com início da aquisição da primeira língua (Libras) precoce ou tardio. 2016. 209 f. Tese (Doutorado) - Curso de Linguística Aplicada, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista, 2 ed. São Paulo: Plexus, 2002.

GUARINELLO, A. C. O papel do outro na escrita dos sujeitos surdos. São Paulo: Plexus, 2007.

KALATAI, P.; STREIECHEN, E. M. As principais metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil. In: Anais. Seminário de Pedagogia – Unicentro, 2012.

NADER, J. M. V.; NOVAES-PINTO, R. do C.. Aquisição tardia de linguagem e desenvolvimento cognitivo do surdo. Revista Estudos Linguísticos, Campinas-SP, v. 40, n. 2, p.929-943, ago. 2011.

PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. Língua Brasileira de Sinais. Batatais, SP: Ação Educacional Claretiana, 2010.

QUADROS, R. M. (Org). Estudos Surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006.

QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PERLIN, G, STROBEL, K. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2008.

RANGEL, G. M. M; STUMPF, M. R. A pedagogia da diferença para o surdo. In: LODI, A. C. B; MELO, A. D. B; FERNANDES, E. (Orgs). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação 2012, p. 113 – 133.

SCHELP, P. P. Práticas de letramento de alunos surdos em contexto de escola inclusiva. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2008.

SKLIAR, C. (Org). Educação e Exclusão: abordagem sócio antropológica em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

STRÖBEL, K. L. História dos Surdos: Representações “Mascaradas das Identidades Surdas. In: QUADROS, R. m.; PERLIN, G. (orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.

_________. Histótia da Educação de Surdos. Universidade de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, 2009.

VILHALVA, S. Despertar do silêncio. Petrópolis: Arara Azul, 2004. (Coleção, Cultura e Diversidade).

Downloads

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos