A Educação como um Instrumento de Transformação Social à Luz da Teoria das Janelas Quebradas / Education as an Instrument of Social Transformation in Light of the Broken Windows Theory

Autores

  • Docília Evangelista d Freitas FATEC
  • Felipe Neris Torres de Sousa FATEC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3185

Palavras-chave:

Pobreza, Criminalidade, Teoria das Janelas Quebradas, Educação Emancipatória

Resumo

Resumo: Este artigo resulta de reflexões teóricas sobre o papel da educação na transformação social. O objetivo principal se expõe na busca, sintética e mais abrangente de compreender a função da educação emancipatória como um instrumento de transformação social à luz da Teoria das Janelas quebradas. Tendo como objetivos específicos: analisar a pobreza e criminalidade na sociedade capitalista do século XXI; analisar a pobreza e a criminalidade à luz da teoria das janelas quebradas e refletir sobre a Educação emancipatória e sobre a sua função na sociedade capitalista à luz da teoria das janelas quebradas. Inova-se por trazer essa teoria norte-americana sob outra perspectiva relacionada a educação, e não ao âmbito do direito e da criminalidade como os pesquisadores já o fizeram. Partiu-se de uma abordagem mais teórica e reflexiva, acessando fontes bibliográficas de autores clássicos em que suas ideias permanecem e autores contemporâneos que buscam compreender a sociedade capitalista, a pobreza, a criminalidade e a educação nesta sociedade capitalista. A revisão literária procurou seguir uma linha de pensamento apoiada na teoria social crítica, ponderando as análises sob um viés crítico e analítico. Com principal pressuposto, entendemos a partir do estudo que a teoria das janelas quebradas mostra a importância da presença do Estado no investimento em segurança pública mais rígida, prevenindo situações de desordem para não se transformar em criminalidade. No entanto, essa teoria apresenta algumas lacunas, não trata da ressocialização dessas pessoas punidas, não considera quão importante também são as demais políticas públicas, especialmente de forma equitativa. Sendo que o investimento na Política Pública de Educação, é instrumento que não só preveni a criminalidade, mas a partir de uma educação emancipatória possibilita compreender a complexidade das relações sociais, econômicas e políticas vigentes e encontrar estratégias e formas de organização para transformar a sociedade em prol do bem-comum.

 


 

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Biografia do Autor

Docília Evangelista d Freitas, FATEC

[1] Formada em Serviço Social pelo Centro Universitário e Faculdades Metropolitanas e Unidas/SP, Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela UECE – Universidade Estadual do Ceará; Cursa especialização em Docência do Ensino Superior pela FATEC, e-mail: [email protected].

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Felipe Neris Torres de Sousa, FATEC

2]Professor orientador, Graduado em Administração. Pós Graduado em Gestão de Marketing. MBA em Gestão Publica. Pesquisador com trabalhos aprovados em revistas Nacionais e internacionais e-mail: [email protected].

 

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Publicado

2021-10-31

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Artigos