O sentido do trabalho: um estudo de caso com docentes argentinos / The Sense of Work: a Case Study with Professors from Argentina

Autores

  • Maria Julia Pegoraro Gai Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2020) e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Interesse de pesquisa: Comportamento Organizacional, Avaliação Psicológica, saúde ocupacional. https://orcid.org/0000-0002-8481-1112
  • Vânia Medianeira Flores Costa Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992). Interesse de pesquisa: Comportamento Organizacional, vínculos com a organização. https://orcid.org/0000-0002-6099-820X
  • Luis Felipe Dias Lopes Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e graduado em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988). Interesse de pesquisa: Comportamento Organizacional, métodos quantitativos. https://orcid.org/0000-0002-2438-0226
  • Daniele Letícia Meinerz Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. https://orcid.org/0000-0002-1865-012X
  • Synara Sepúlveda Sales Mestre em Psicologia Forense na Universidade Tuiuti do Paraná. Departamento de Psicologia – Programa de pós-graduação em Psicologia. Interesse de pesquisa: Avaliação psicológica, psicologia forense, neuropsicologia, terapia cognitivo comportamental, terapia do esquema https://orcid.org/0000-0002-7792-4952

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3181

Palavras-chave:

Sentido do trabalho, Docentes universitários, Universidades públicas

Resumo

O trabalho docente passa por mudanças quanto a demanda e organização do trabalho, que acabam exercendo influência na vivência em sua função. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é analisar o sentido do trabalho de docentes de uma instituição de ensino superior pública argentina. Utilizou-se a Escala del Trabajo con Sentido para coleta de dados quantitativos com 200 docentes, analisados por meio de estatística descritiva, tabelas de frequências e padronização das escalas. Coletou-se os dados qualitativos com entrevistas com 8 docentes, analisadas por análise de conteúdo. Identificou-se que os docentes têm uma percepção positiva quanto ao sentido do seu trabalho, pois todos os fatores foram classificados como alto, o que foi corroborado pelos dados qualitativos.

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Artigos