Principais Metodologias de Gerenciamento de Riscos: Uma Revisão Bibliográfica / Main Risk Management Methodologies: A Bibliographic Review

Autores

  • Raille dos Santos Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Alves Pinheiro Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Antonio Pires Crisóstomo Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3175

Palavras-chave:

Gerenciamento de Riscos, Análise Preliminar de Riscos, Série de Riscos, Árvore de Análise de Falhas

Resumo


Resumo: O gerenciamento de riscos é de extrema importância para as organizações, ao passo em que permite a antecipação aos riscos, através de sua identificação, análise e tomada de decisão acerca de medidas corretivas e, principalmente, preventivas, constituindo a principal ferramenta de apoio à garantia da saúde e segurança dos colaboradores. Dito isto, temos o presente estudo com o objetivo de identificar os principais métodos de gerenciamento de riscos, a partir de fontes nacionais, e com base nas normas de regulamentação brasileiras. As ferramentas apresentadas neste estudo serão a Análise Preliminar de Riscos (APR), a Série de Riscos e a Análise de Árvore de Falhas. A metodologia se constituiu na pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de livros, dissertações, artigos de profissionais da área, entre outras fontes compreendidas, em grande maioria, em períodos posteriores a 2010.  Desta forma, foi possível conhecer as principais ferramentas, bem como a construção e aplicação que cada uma delas, colaborando para a disseminação deste conhecimento e demonstrando como as metodologias de gerenciamento de riscos auxiliam na promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raille dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduanda Engenharia de Produção, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente Engenharia de Produção, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Antonio Pires Crisóstomo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente Engenharia de Produção, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Referências

AMORIM. E.L.C. Apostila de Ferramentas de Análise de Risco. Maceió: UFAL, 2013.

BANDO, F. M. Análise fuzzy de árvore de falhas na gestão de segurança de barragens – bloco D38 da barragem de Itaipu. 2016. 148f. Tese (doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia) - Universidade Federal do Paraná - UFPR. Curitiba, 2016.

BARROS, S. S. de. Análise de Riscos. Curitiba-PR: Instituto Federal do Paraná; Rede e-Tec Brasil, 2013. 159 p.

BLOG SEGURANÇA DO TRABALHO. Modelo de APR – Análise Preliminar de Risco. Disponível em: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/modelo-de-apr/. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. PORTARIA SEPRT N.º 915, 30 DE JULHO DE 2019. Norma Regulamentadora n.º 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. BRASÍLIA, DF, JUL. 2019.

BRASIL. PORTARIA SEPRT N.° 6.730, 9 DE MARÇO DE 2020. Norma Regulamentadora n.º 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. BRASÍLIA, DF, MAR. 2020.

BRASIL. PORTARIA SEPRT N.º 6.735, 10 DE MARÇO DE 2020. NR 9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos. BRASÍLIA, DF, MAR. 2020.

BRASIL. PORTARIA SSST N.º 25, 29 DE DEZEMBRO DE 1994. NR 9 - programa de prevenção de riscos ambientais. BRASÍLIA, DF, DEZ. 1994.

BRISTOT, V. M. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. Criciúma, SC: ediunesc, 2019.

CARVALHO, H. Análise de causa raiz: Análise de Árvores de Falhas. Disponível em: https://vidadeproduto.com.br/analise-da-arvores-de-falhas/#A_estrutura_da_Arvore_de_Falhas. Acesso em: 01 jun. 2021.

CATAI, R. E. Ferramentas de Gerência de Riscos. Apostila elaborada para o Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. UTFPR, Curitiba, PR, 2012.

FARIA, M. T. Gerência de Riscos: Apostila do curso de Especialização em

Engenharia de Segurança do Trabalho. Curitiba, Paraná. UTFPR, 2011.

FINOCCHIO, M. A. F. Gerência de riscos. Cornélio Procópio-PR: Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. UTFPR – Universidade de Tecnológico Federal do Paraná, 2013, 97 p.

GOMES, P. C. DOS R.; OLIVEIRA, P. R. A. de. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. Brasília: W Educacional e Cursos, 2012.

MATTOS, U. A. de O. et al. Higiene e Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier / ABEPRO, 2011.

OLIVEIRA, M. de P.; QUALHARINI, E. Gestão de riscos na operação de plataformas de petróleo. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 5., 2009, Niterói-RJ. Anais eletrônicos... Niterói, 2009.

PROCORO, A.; DUARTE, D. Uma nova maneira de pensar sobre o gerenciamento de riscos de incêndios em espaços urbanos históricos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 26., 2006, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza, 2006.

REVISTA PROTEÇÃO. Anuário Brasileiro de Proteção 2020: Acidentes aumentam. Disponível em: https://www.protecao.com.br/acidentes-de-trabalho-brasil-2020/ . Acesso em: 28 maio 2021.

RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria-RS: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; Rede e-Tec Brasil, 2013. 120 p.

SCIATH. Acidentes de trabalho: prevenção no ambiente corporativo. Disponível em: https://sciath.com.br/acidentes-de-trabalho-prevencao/#about. Acesso em: 20 maio 2021.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SISTEMA ESO. Confira as mudanças da nova NR1 para 2021. Disponível em: https://sistemaeso.com.br/blog/seguranca-no-trabalho/confira-as-mudancas-da-nova-norma-regulamentadora-nr-01-prevista-para-marco-de-2021. Acesso em: 18 maio 2021.

SOUZA, C. R. C. Análise e gerenciamento de riscos de processos industriais. Pós graduação em engenharia de segurança. UFF-Universidade Federal Fluminense, 2012, 121 p. [Apostila].

TAVARES, J. da C. Noções de prevenção e controle de perdas em Segurança do Trabalho. São Paulo: Senac, 2007.

W NETO, N. Nova NR 9 – Entenda os pontos mais importantes. Disponível em: https://segurancadotrabalhonwn.com/nova-nr-9-entenda-os-pontos-mais-importantes/. Acesso em: 30 maio 2021.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ZAGUINI, T. de A. Avaliação das metodologias de gerenciamento de riscos ambientais e de segurança de incêndio em uma fábrica de pneus no Rio de Janeiro- RJ. 2012, 105f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão