Gestão Da Qualidade: A Importância do Método Kanban como Ferramenta Gerencial / Quality Management: The Importance of the Kanban Method as a Management Tool

Autores

  • Daniel Pereira Rocha Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão
  • Josiano César de Sousa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3085

Resumo

Resumo: As instituições têm a cada dia lidado mais com os níveis elevados de concorrência do mercado, onde os clientes tornaram-se mais exigentes quanto a qualidade dos produtos ofertados, exigindo que as empresas adotem ferramentas para enxugar custos e eliminar desperdícios. Diante deste cenário, surge um problema que merece ser estudado: o Kanban pode ser utilizado como ferramenta para enxugar gastos e diminuir desperdícios nos processos de fabricação? Para compreender como estas empresas podem desenvolver processos mais competitivos e se manterem ativas no mercado, o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do método Kanban e sua aplicação gerencial dentro das instituições. O mesmo foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica. Como resultado, foi possível observar que a melhora do desemprenho da instituição pode ocorrer quando os administradores fazem uso da Gestão da Qualidade total, das ferramentas da qualidade, do método Kanban e de recursos como o Just-in-Time, esses recursos contribuem diretamente para a diminuição dos desperdícios, dos volumes de estoques e principalmente para uma redução dos custos das mercadorias. Compreende-se também que estas ferramentas surgiram como uma necessidade para algumas empresas e no período eram consideradas diferenciais competitivos, porém, com o aumento da competitividade elas se tornaram itens essenciais para uma organização eficiente. Torna-se interessante que futuros estudos, direcionados a estas ferramentas, abordem a diversidade de aplicações que podem ser feitas das mesmas, em diferentes ambientes, colhendo assim os resultados dos seus desempenhos.

 

Palavras–Chave: Gestão da qualidade, gesta da qualidade total, o método Kanban

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Biografia do Autor

Daniel Pereira Rocha, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão

[1] Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA). E-mail: morenopr07@gmail.com.

Josiano César de Sousa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

2 Orientador. Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. josianocesar@hotmail.com.



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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos