Comportamento do Consumidor na Economia Digital: Uma Revisão da Literatura / Consumer Behavior in the Digital Economy: A Literature Review

José Amâncio da Silva Neto

Resumo


O atual cenário mundial apresenta um mundo em que se vive o mutável, cheio de transformações, graças ao advento das tecnologias. Essas mudanças são aspectos constantes, no aspecto econômico, por isso, empresas e clientes precisam estar perfeitamente informados a respeito de forças e variáveis como a globalização, a competitividade, o desenvolvimento tecnológico, as influências e as informações, que têm grande poder no ambiente econômico, para justificar as atividades de consumo da população. Assim, a pesquisa busca identificar e avaliar o comportamento do consumidor frente a economia digital, através um estudo bibliográfico, buscando compreender as variáveis que interferem no processo de escolha dos consumidores, bem como quais ferramentas utilizar para influenciar nesse processo de escolha.


Palavras-chave


Consumidor. Economia Digital. Marketing Digital.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, V. N. T; RAMOS, M. S. A. Os Impactos das reclamações On-line da lealdade dos Consumidores: Um estudo Experimental. Revista RAC - Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 5, p.664-683, set./out., 2012.

ASSIS. Daniela Alves Ferreira1. RAMALHO. Renato Costa. ZIVIANI. Fabricio. O Comportamento do Consumidor On-line: Análise bibliométrica de Dados. Scielo Qualitas Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 v.19, n.2, agosto 2018.

FREITAS, Paulo Eduardo Figueiredo. “Satisfação dos clientes como indicador de desempenho nas MPEs”. Campo Limpo Paulista, SP: FACCAMP, 2016

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LOUREIRO Junior, Leonardo Godóes. A Modernidade Líquida e o Comportamento do Consumidor na Era Digital. UFMT, Cuiabá, 2018.

SILVA, Isabela Celestino. A influência do marketing digital no comportamento do consumidor Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial) – Instituto Federal da Paraíba – Guarabira, 2019.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 José Amâncio da Silva Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: