O Marketing Digital como Ferramenta de Suporte para as Empresas de Confecção do Município de Iguatu – CE / Digital Marketing as a Support Tool for Clothing Companies in the Municipality of Iguatu/CE

Autores

  • Bruno Assuncion Bezerra Centro Universitário Vale do Salgado
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Centro Universitário Vale do Salgado
  • Samuel Modesto Silva Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN.
  • Claudemar Pimenta Góes Faculdade Batista Brasileira
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3010

Palavras-chave:

Marketing Digital, Comunicação Empresarial., Evolução Tecnológica

Resumo

Resumo: Considerando que, visivelmente, a sociedade tem vivenciado uma evolução tecnológica e que tem sido necessário a introdução das empresas no campo digital, nota-se também que se tornou indispensável conhecer algumas técnicas para que se tenha sucesso nos resultados de sua comunicação com os clientes através dos meios digitais. O estudo teve a finalidade de diagnosticar quais os benefícios do marketing digital para as empresas do ramo de confecção da cidade de Iguatu-Ce, tendo como resultado o crescimento geral da empresa, e os seus resultados obtidos. Foi aplicada uma entrevista com questões abertas, buscando obter dados para a análise. O estudo exposto é de natureza básica, fazendo uso de objetivos exploratórios e suas fontes são bibliográficas e documentais. A análise foi cuidadosamente feita a fim de evitar interpretações equivocadas dos dados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, a fim de buscar uma ampla compreensão das informações obtidas. Por meio do estudo exposto, pode-se identificar que o marketing digital é de suma importância para as empresas por trazer para as mesmas diversos benefícios descritos durante a pesquisa, como a aproximação entre as empresas e seus clientes, expansão do mercado onde a empresa atua, fidelização de clientes, aumento da lucratividade, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Assuncion Bezerra, Centro Universitário Vale do Salgado

________________________________________________

1 Aluno do curso de Pós Graduação em Gestão de Marketing e RH pelo Centro Universitário Vale do Salgado.

E- mail: [email protected];

Maria Erilúcia Cruz Macêdo, Centro Universitário Vale do Salgado

² Professora orientadora da Pós Graduação em Gestão de Marketing e RH pelo Centro Universitário Vale do Salgado E-mail: [email protected];

Samuel Modesto Silva, Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN.

3  Graduação em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE, e Pós Graduado em Contabilidade Tributária pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN.

Claudemar Pimenta Góes, Faculdade Batista Brasileira

4 Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA), Bacharelado em Administração pela Faculdade Batista Brasileira.

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

5 Administrador pela Estácio de Sá; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia; Mestre em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. [email protected].

Referências

ARGENTI, Paul A.; BARNES, Courtney M. Sobrevivendo na selva da Internet. Tradução de Beth Torii. São Paulo: Editora Gente, 2011.

BRANDÃO, Vanessa Cardozo. Comunicação e marketing na era digital: a internet como mídia e canal de vendas. Intercom, 2001. Disponível em:< http://www.rede.bz/wpcontent

/files/biblioteca/63367481050614301224660314786789274330.pdf> Acesso em: 10 Jan. de 2020.

CHLEBA, Márcio. Marketing Digital: novas tecnologias e novos modelos de negócios – São Paulo: Futura, 2000.

CINTRA, Flavia Cristina. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. INVESTIGAÇÃO,

v. 10, n. 1, 2010. Disponível em:<http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article

/view/147> Acesso em: 19 de setembro de 2019.

D'ANGELO, André Cauduro; SCHNEIDER, Heleno; LARÁN, Juliano Aita. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 73-93, 2006.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552006000100005&script= sci_arttext&tlng=es> Acessado em: 14 de Dezembro de 2020.

FERNANDES, Bruno Gregório; ROSA, Celso Orlando. As métricas do marketing no século XXI. Panorama, v. 3, n. 1, p. 180-190, 2013.

FIGUEIREDO, Marília ZA; CHIARI, Brasilia M.; DE GOULART, Bárbara NG. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa.

Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa, 4. ed. 2014. São Paulo:Atlas, 2003.

JOÃO, Paulo Jorge Rabeca. Gestão da força de vendas: coordenação de uma equipa comercial no âmbito do negócio das telecomunicações públicas. 2014. Tese de Doutorado.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina Andrade. Metodologia científica, 6ª edição. Atlas, 09/2011.

LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing: O Marketing Na Internet com Casos Brasileiros. Editora Saraiva, 2000.

MARCONI, M. de A. LAKATOS,E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo:Atlas, 2003.

NETO, Silvio Abrahão Laban. O novo consumidor. GVexecutivo, v. 7, n. 6, p. 50-53, 2007. Disponível em:< http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/34286> Acesso em: 12 de dezembro de 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

REINO, Lucas Santiago Arraes. Redes Sociais e Marketing Digital, o Caso do Firula’s Café.

Recuperado em, v. 30, 2010.

SANTOS, Levi et al. Facebook: A Expansão do Marketing Nas Redes Sociais. In: Anais do XXVI Congresso Internacional de Administração. Gestão Estratégica e Competitividade Paraná. 2013.

SECCON, Barbara Lis; CASTELLANI, Elisandra Salgado; FEGER, José Elmar. Métodos e estratégias de marketing digital: Um estudo comparativo entre e-commerces que atuam no ramo de eletromóveis. 2004. Disponível em:<http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2014

/resumos/R40-0878-1.pdf> Acesso em: 13 de Jan. 2020.

STERNE, Jim. Marketing na Web: integrando a web à sua estratégia de marketing. Rio de, 2000.

TORRES, Cláudio. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas: dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na internet. 2010. Disponível em:<http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Marketing/Marketing_Internet_TORRES.pdf> Acesso em: 13 de jan. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos