Estudo de Implícitos para a Interpretação de Texto: Uma Análise de Questões de Livros Didáticos / Study of Implicit for Text Interpretation: An Analysis of Didatic Books

Autores

  • Francielly Rodrigues Soares Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3004

Palavras-chave:

Interpretação textual, Pressuposição, Implicaturas Conversacionais, Semântica, Pragmática.

Resumo

 

Este artigo analisa, em livros didáticos, atividades cujo objetivo é explorar a interpretação textual do aluno. A partir dessas atividades, explicaremos como o estudo dos implícitos de cunho semântico e pragmático – pressuposição e implicatura conversacional – é importante para a interpretação textual. Para analisar os implícitos semânticos, fundamentamo-nos em Moura (1999), Santos e Trindade (2009), Cançado (2012) e Aragão Neto (2020); para o estudo dos implícitos pragmáticos, baseamo-nos em Grice (1982), Espíndola (2010) e Oliveira e Basso (2014). O corpus desta pesquisa constitui-se de quatro atividades de interpretação textual, que exigem a realização de inferências textuais; a partir disso, fizemos a análise linguística das atividades e verificamos quais tipos de inferências deveriam ser realizadas para respondê-las adequadamente. A partir das nossas análises, constatamos a relevância do aprendizado das noções de pressuposição e implicatura conversacional na escola e como elas se constituem como importantes estratégias para o ensino de interpretação de texto.

 

 

 

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Biografia do Autor

Francielly Rodrigues Soares, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos