Política Pública Integradora da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro do Norte-CE / Public Policy Integrating the Municipal Education Network of Juazeiro do Norte/CE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2994Palavras-chave:
Política pública, escola integradora, rede municipalResumo
Resumo: A pesquisa hora apresentada busca analisar e compreender a Política Municipal de Educação Escola Integradora e Participação Social, com o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, e a atuação conjunta entre a administração pública municipal e a sociedade civil, através do Sistema Municipal de Ensino, e como esta contribui para a melhoria da qualidade do ensino da rede. Procurou-se apresentar os resultados do estudo realizando discussões e observações, de como se constitui a Prática desse dispositivo nas Unidades de ensino. Percebe-se um amplo debate sobre como as escolas se organizam para construir seus espaços, obedecendo a critérios previstos no decreto 416(DOM, 2018) e os organismos que os compõe, administrativos, pedagógicos e humanos. A gestão compartilhada é responsável pelas ações positivas da instituição, dela depende o sucesso escolar e de todos que nela atuam. Buscou-se fundamentar a referida pesquisa em livros, (FREIRE, 2017). (GADOTTI, 2013) revistas, decretos e portarias, onde se verificou que o Programa Escola Integradora sistematizou a filosofia e a rotina didática pedagógica das escolas, visto que trabalha sob a ótica da integração pautado em três eixos distintos: Fortalecimento da gestão, Aprendizagem dez, Integração família/escola, expectativas, dificuldades, responsabilidades e, sobretudo as necessidades de atender as exigências de uma sociedade cuja transformação passa, necessariamente pela educação.
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