A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education

Autores

  • Flávia Renata da Cunha Nunes Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Marta Callou Barros Coutinho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2859

Palavras-chave:

inteligência emocional, Aprendizagem, Emoção, Cognição, Educação infantil

Resumo

Resumo: O artigo visa demonstrar a relevância da inteligência emocional na aprendizagem e fazer algumas considerações acerca da inteligência e das emoções, como uma possibilidade de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem ressaltando sempre que a escola atual não se deve pautar somente no desenvolvimento intelectual, e sim, igualmente envolver-se no seu desenvolvimento emocional como forma de otimização e educação das emoções. O objetivo deste artigo é fazer algumas colocações acerca da inteligência e das emoções, como um dos métodos de melhoria na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem na criança na educação infantil. Relata-se sobre o que é “Inteligência Emocional”, qual sua conexão com as emoções – qual a importância disso tudo no seio familiar, na escola e como o professor pode contribuir nesse processo. Como pode ser feito esse letramento emocional; quais serão os possíveis resultados na prática; que pontos desafiadores teremos para a construção da inteligência emocional e isso pode acarretar na vida das crianças, e como se tornarão na fase adulta tendo esse equilíbrio emocional aliado com cognição. As principais características e fundamentações estão baseadas nos autores Goleman e Gadner que basearam a realização deste estudo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Renata da Cunha Nunes, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1]Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

[2] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

Marta Callou Barros Coutinho

 

Marta Callou Barros Coutinho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[2] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].


Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligência. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 10 set. 2020.

Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Art. 205-214. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1988. Disponível em > htpt://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição.htm>.

FRABONI, Franco. A Escola Infantil entre a cultura da infância e a ciência pedagógica e Didática. In. ZABALTAR, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre. 1998.

FURTADO, Julio. Revista Língua Portuguesa. Edição abril/2014. Disponivel em: http://juliofurtado.com.br/2014/05/14/a-empatia-como-constructo-essencial-para-a- facilitacao-da-aprendizagem/. Acesso em: 01 de set. 2020.

FREIRE. Paulo. A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GARDNER, Howard. Um conceito reformulado: O criador da teoria de inteligências múltiplas explica e expande suas idéias com enfoque no século XXI. Editora Objetiva, São Paulo, 1999.

GOLEMAN, Daniel, ph.D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente – 2ª ed. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KUHLMANN JR, M. A Circulação das idéias sobre a educação das crianças: Brasil início do século XX. In: FREITAS, M. C.; KUHLMANN JR., M. (Orgs). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002. P. 459-501.

MAYER, J.D., SALOVEY,P., & CARUSO, D.R. (2000). Models of emotional intelligence. In R. J. Sternberg (Ed.), Handbook of intelligence (pp. 396-420). Cambridge, Engrand: Cambridge University Press.

, J. D., SALOVEY, P. O que é inteligência emocional? In: SALOVEY P.; SLUYTER D. J. (Orgs.). Inteligência emocional na criança: aplicações na educação e no dia –a -dia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MENDONÇA, Fernando Wolff. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá, PR: UNICESUMAR, 2012.

NUNES, Flávia Renata da Cunha; COUTINHO, Marta Callou Barros. A Inteligência Emocional na Educação Infantil: Uma Abordagem Necessária. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 198-210. ISSN: 1981-1179.

OLIVEIRA, Giovana Aparecida de; FIGUEIREDO, Taynara Barbosa de; DUTRA, Julio Afonso Alves. Inteligência Emocional e o Capital Psicológico nas Organizações e em suas Lideranças. Id on Line

Rev.Mult.Psic., Outubro/2020, vol.14, n.52, p. 185-201.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira. Educação Infantil Métodos. São Paulo, 2002.

SALOVEY, Peter, MARC A. Brackett e MAYER, John. Emotional Intelligence: Key Readings on tbe Mayer and Salovey Model. Port Chester, Nova York: Dude Publishing, 2004.

SAMPAIO, Caroline M..; OLIVEIRA, Gislene F. O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Julho de 2017, vol.11, n.36, p.343-362. ISSN: 1981-1179.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Comment