Alfabetização e a inclusão das crianças com TDAH: Os desafios e as possibilidades / Literacy and inclusion of children with ADHD: The challenges and possibilities

Autores

  • Jaine de Souza Lima Vasconcelos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • João Everaldo Alves Felizardo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2840

Palavras-chave:

Inclusão. Criança. Escola. Família. Sociedade

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar o transtorno de crianças com TDAH, e assim, apontar caminhos que norteia a inclusão na sala de aula, buscando e analisando entender os fatores que impedem de incluí-lo no ambiente e a razão de tanto despreparo dos professores. Com isso, buscando entender a resistência familiar e da sociedade em incluir essas crianças no ambiente escolar e no meio social. Busca-se descobrir os avanços da inclusão de crianças com TDAH, estudando as leis e os avanços mediados pela educação em oferecer um espaço digno e equilibrado aos pacientes deste transtorno que está muito presente na atualidade.  Mesmo que seja pequenos números nas escolas, educadores têm receio e não sabem lidar com esse transtorno. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho tem como real objetivo descobrir avanços de inclusão de aluno com esse transtorno e oferecer um ambiente escolar acolhedor e confortável faz toda diferença para que a criança possa assim, sentir-se protegida e confortável para se desenvolver melhor. Este artigo apresenta o que é o transtorno, sua evolução nas leis, bem como mostrar as angústias e falta de profissionais capacitados no meio escolar para atender com equidade esses alunos.

 



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Biografia do Autor

Jaine de Souza Lima Vasconcelos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

[1] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

João Everaldo Alves Felizardo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[2] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos