O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education

Autores

  • Michelly Pereira de Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Verônica Rejane de Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2822

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica

Resumo

Resumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelly Pereira de Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]

Verônica Rejane de Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

[2] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]


 

                                                                                                      

Referências

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Infantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12579:educacao-infantil Acesso em: 28 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.

KISHIMOTO, T. M. O. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação.

KISHIMOTO, T. M.: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação – 11ª ed. São Paulo: Cortez. 2008.

LUCKESI. Cipriano. Avaliação da Aprendizagem na escola reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares. Comunicação e Eventos, 2003.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para a Educação Infantil-conceitos, orientações e práticas. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

MACEDO, Rodolfo Alves de. O jogo como recurso lúdico e Motivacional para a aprendizagem. Id on Line Rev.Mult.Psic., Outubro/2020, vol.14, n.52, p. 131-140.

MONTEIRO, Borges. Epistemologia da prática: o professor reflexivo e a pesquisa colaborativa. São Paulo: Cortez, 2002.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Currículo de Pernambuco. 2019. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=4419. Acesso em: 28 out. 2020.

Petrópolis: Vozes, 1993. 127 p.

SANTOS, Iramar. Educação Infantil . Porto Seguro, BA. 2011.

TEIXEIRA, Sirlândia . Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Walk editora, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos