A Educação Reflexiva na Teoria Social de Pierre Bourdieu / Reflexive education in Pierre Bourdieu’s social theory

Rodolfo Alves de Macedo

Resumo


O presente trabalho é uma resenha de “A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu”, obra de Walter Praxedes. Neste livro (volume número 9 da Série Caminhos da Formação Docente coordenada por Nelson Piletti), o autor objetiva fazer uma introdução à sociologia da educação de Pierre Bourdieu e demonstrar como a educação é tida como componente fundamental do mundo social, abordando conceitos indispensáveis, pressupostos científicos e sua contribuição para as pesquisas e práticas educacionais. Dada a importância de tal teoria para a compreensão da educação e do sistema de ensino, consideramos que a obra é uma contribuição significativa para professores em geral e estudantes de graduação.


Palavras-chave


Educação Reflexiva; Sociologia da Educação; Teoria Social; Pierre Bourdieu.

Texto completo:

PDF

Referências


PRAXEDES, Walter. A educação reflexiva na teoria social de Pierre Bourdieu. São Paulo: Edições Loyola, 2015. (Série Caminhos da Formação Docente)




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2784

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: