Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará

Autores

  • Marcus Vinicius Cruz Cordeiro Universidade Regional do Cariri
  • Nágila Batista Coelho Universidade Regional do Cariri
  • Piedley Macedo Saraiva Faculdade Paraíso
  • Tayronne de Almeida Rodrigues Faculdade Entre Rios do Piauí
  • Adriana de Alencar Gomes Pinheiro Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2749

Palavras-chave:

Ensino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino Remoto

Resumo

Resumo: Este trabalho objetivou verificar os desafios encontrados pelo corpo docente para superar as dificuldades do ensino geradas na Pandemia da COVID-19, bem como os modelos adotados para uma melhoria na qualidade de ensino por meio de um grupo de professores das Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada de Juazeiro do Norte-CE. Os professores relataram vários desafios enfrentados nas instituições com a retomada das aulas e diversas questões a serem discutidas no ensino pós Pandemia relacionado ao modelo semipresencial, remoto e EAD, entre eles a falta de recursos tecnológicos, treinamento específico e falta de domínio das ferramentas.  Os professores também colocaram que para um ensino pós Pandemia será necessário investir em recursos tecnológicos, capacitação de docentes e discente e mais investimento das instituições públicas e privadas. A Metodologia aplicada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e entrevista com instrumento de coleta de dados.

 

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cruz Cordeiro, Universidade Regional do Cariri

1 Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri. Possui pós graduação em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2010). Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri. marcus.vinicius@aluno.ufca.edu.br;

Nágila Batista Coelho, Universidade Regional do Cariri

2 Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri. Pós Graduada em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri e Instituto de Arqueologia do Cariri (IAC) em parceria com a Fundação Casa Grande (FCG). Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Regional do Cariri (UFCA). nagela.rodrigues@aluno.ufca.edu.br;

Piedley Macedo Saraiva, Faculdade Paraíso

3 Cursando Mestrado em desenvolvimento regional na UFCA, Mestrado profissional em Administração de Empresas pela Uniamericas com concentração em Gestão estratégica. Especialista em Competências Gerenciais pela FALS (2005), em Formação de Professores do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri (2012) em Gestão estratégica pela Stella Maris (2014), MBA em Marketing digital pela Estácio de Sá, Cursando pós em Metodolodia de gestão em EAD. Graduado em Administração de empresas pela UFPB (2004). Técnico em transações imobiliárias pelo CETREDE. Atuação na área comercial e de marketing. Analista de Mercado do Senai CFP WCC. MInistra aulas desde 2004 em faculdades de Juazeiro do Norte e em cursos técnicos desde 2001. Leciona em cursos de graduação, especialização e MBA. Atualmente professor da Faculdade Paraíso em Juazeiro do Norte-Ce. piedley@aller.co.

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade Entre Rios do Piauí

4 Cursa Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (Proder/UFCA), na Linha de Pesquisa Saúde, Estado e Sociedade. É graduado em Filosofia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI, especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade Entre Rios do Piauí, É Professor de História da EEFM Dona Carlota Távora em Araripe-CE. tayronnealmeid@gmail.com;

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Cariri

5  Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil, Psicopedagogia  pela Universidade Federal do Ceará. Título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Docente de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Docente Colaboradora do PPG em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). adriana.alencar@fapce.edu.br.


 

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos