Contribuições Psicopedagógicas e a Intervenção Com Idosos / Psychopedagogy and its Contributions and Intervention with Elderly

Autores

  • Elaine Rodrigues Galvão Centro Universitário INTA
  • Léa Barbosa de Sousa Centro Universitário INTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2631

Palavras-chave:

Processo de envelhecimento, idoso, estimulação cognitiva, intervenção psicopedagógica e ludicidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a relevância das contribuições psicopedagógicas na intervenção com idosos, bem como salientar sobre os benefícios da estimulação cognitiva para esses sujeitos. Considerando o extenso contingente de idosos nos últimos anos, torna-se imperativo o investimento em estudos e pesquisas que tenham como propósito investigar substancialmente o processo de envelhecimento e os métodos utilizados com a finalidade de minimizar os declínios cognitivos que afetam este público. A Psicopedagogia é um campo de conhecimento estruturado e configura-se a respeito dos métodos e processos de aprendizagem humana. Segue a perspectiva de que o homem é um ser dinâmico em constante evolução e desenvolvimento, interagindo de maneira participativa com aspectos físicos, sociais, emocionais e intelectuais. É uma área multidisciplinar direcionada a educação e a aprendizagem de todas as idades. Inicialmente este artigo dedica-se a intervenção psicopedagógica e sua contribuição no envelhecimento saudável. Posteriormente ressalta os benefícios da estimulação cognitiva através da ludicidade. Finalmente, apresenta a atuação do psicopedagogo no desenvolvimento cognitivo da pessoa na terceira idade, onde este profissional é visto como um intercessor entre a pessoa idosa e os processos de reestruturação e restauração do conhecimento, participando ativamente do progresso de superação das dificuldades descobertas, bem como dos momentos de interação, devendo estar atento e capacitado para a atuação reflexiva, bem como efetivar as práticas psicopedagógicas direcionadas ao idoso de forma coerente e precisa, visando sempre sua evolução e desempenho.

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Biografia do Autor

Elaine Rodrigues Galvão, Centro Universitário INTA

1  Licenciada em História, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduanda em Psicologia, pela Faculdade Ieducare - FIED. Pós Graduada em LIBRAS pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED. Pós Graduada em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Pós Graduanda em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, Centro Universitário INTA. [email protected];

Léa Barbosa de Sousa, Centro Universitário INTA

2 Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal. Professora e Psicopedagoga Clínica do Centro Universitário INTA, Brasil. [email protected].

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Publicado

2020-07-30

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